NOTÍCIAS / CEARÁ

Primeira-dama destaca atenção às crianças no lançamento do Programa Mais Infância Ceará

27/08/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Com apresentações circenses dos alunos do Circo Escola Bom Jardim e da banda do Colégio Piamarta, a primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, lançou nesta terça-feira (25), no Pavilhão de Eventos da Residência Oficial, o Programa Mais Infância Ceará, voltado para desenvolvimento infantil, Defendendo a necessidade de um olhar especial à infância  e beneficiando os 184 municípios cearenses. O programa tem o apoio de parceiros como o Governo Federal, secretarias de Estado, prefeituras municipais, iniciativa privada e entidades da sociedade civil.

De acordo com Onélia Leite Santana, o programa é fruto de pesquisas aprofundadas realizadas por diversos órgãos. “É com muita alegria que recebo vocês aqui para tratar de um assunto tão importante que são as crianças, o nosso futuro. Jovens educados e produtivos são capazes de criar uma sociedade sustentável e desenvolvida. E não podemos falar disso se deixarmos de lado a primeira infância. No começo do ano, tivemos várias reuniões com diferentes órgãos para saber o trabalho que vem sendo feito com as crianças do nosso Estado. Como está o lazer delas? Fizemos um grande estudo com nossa equipe para apresentar esse programa. Chegamos à conclusão que a cada dólar investido na infância, a sociedade tem retorno de 9 dólares na vida adulta”, disse.

Entre as ações do Programa Mais Infância Ceará estão a assistência em educação e saúde com visitas, inicialmente, em 36 municípios mais pobres, além da construção de espaços públicos adequados para o desenvolvimento infantil. “Na faixa etária de crianças de 0 a 6 anos se forma a arquitetura cerebral, é o alicerce para a vida adulta. A intenção é criar novas oportunidades, afeto, mas também lazer. Os interesses são as crianças, das instituições governamentais e não governamentais. Vamos criar uma rede de fortalecimento de vínculo. Brincar é o melhor caminho para a educação formal e quero destacar a qualidade dos profissionais que trabalharão nessa tarefa”, disse a primeira-dama.

O governador Camilo Santana também garantiu todo o apoio à iniciativa. “Quero prestar homenagem às entidades não governamentais, muitos anônimos, que estão nos ajudando. Estou dando ordem de serviços para a construção de 54 Centros de Educação Infantil. Fora esses que vêm sendo construídos, estou garantindo pelo menos 100 para ter perspectiva de garantir educação melhor, nesses quatro anos. Estou disponibilizando R$ 40 milhões para esse trabalho de construção das praças de educação. Essa política para crianças de 0 a 6 anos é para garantir que filhos de trabalhadores cearenses tenham um espaço bonito, qualificado para trabalhar seus futuros. Eu me sensibilizo ao dizer isso, pois a Onélia e seus irmãos perderam a mãe quando tinham quatro anos e o pai quando tinham cinco, foram criados pela tia. Eles têm a sensibilidade de desejar que nossas crianças também tenham quem as acolha”, disse.

A vice-governadora Izolda Cela também elogiou a iniciativa da primeira-dama do Estado. “Quando eu vi que o foco do programa seria a primeira infância, eu vibrei. Foi como um gol! A Onélia tem sensibilidade, tanto como mãe como por vivência nessa campanha. Se a gente tem a possibilidade de estender braços para uma ação que tem como pilar o desenvolvimento humano, vamos evitar de ‘enxugar gelo’, de correr atrás de prejuízos. Além dos valores financeiros, há outros valores inestimáveis. O foco é na criança pequena, mas beneficia também os adultos”, disse.

Marcaram também presença na solenidade o secretário da Casa Civil, Alexandre Landim; o secretário-chefe do Gabinete do Governo do Estado, Élcio Batista; o secretário da Fazenda, Mauro Filho; o secretário da Educação, Maurício Holanda; o secretário de Segurança, Delci Teixeira; o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino; o secretário de Planejamento e Gestão, Hugo Figueiredo; o secretário de Relações Institucionais, Nelson Martins; a secretária de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira; o deputado estadual Sérgio Aguiar; o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Expedito Nascimento; além de prefeitos e outras autoridades.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados