NOTÍCIAS / CEARÁ

257 mil crianças no Ceará ainda precisam ser vacinadas contra paralisia infantil

27/08/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

 Faltam seis dias para finalizar a 36ª CampanhaNacional contra a Poliomelite, iniciada no último dia 15, e o Ceará ainda precisa vacinar 257 mil crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. A meta é vacinarcontra paralisia infantilaté a próxima segunda-feira, dia 31, 570,4 mil crianças no Estado. De acordo com balanço do Ministério da Saúde (MS), divulgado nesta terça-feira, 25, 313,3 mil crianças já receberam a gotinha que protege contra a doença.

"É fundamental que pais e responsáveis levem as crianças para receber a vacina até o dia 31 de agosto (quando termina a campanha que não deverá ser prorrogada), para mantermos a pólio erradicada no Brasil. Até mesmo aquele pai que perdeu a caderneta, e não se lembra quando foi a última dose, deve ir a um posto de vacinação. Como a campanha serve como reforço da vacinação, todas as crianças devem ser levadas às unidades de saúde para continuarem protegidas da paralisia infantil”, orienta, em material da Agência Saúde, o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Antônio Carlos Nardi.

No Brasil, a expectativa é vacinar, pelo menos, 12 milhões de crianças de seis meses a cinco anos incompletos, o que representa 95% nesta faixa-etária. O público total é de 12,7 milhões. Todas as crianças nesta faixa etária devem ser imunizadas, mesmo que já tenham completado o esquema vacinal contra a pólio - nesses casos, a dose servirá como reforço na proteção.

O objetivo da campanha, realizada pelo MS em parceria com estados e municípios, é manter o país livre da pólio, uma vez que o último caso da doença foi registrado em 1989. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem.

Outras doenças

Sarampo e caxumba também podem ser evitadas por meio da vacinação ainda na infância. E por isso, o MS realiza, juntamente com a campanha contra a pólio, mobilização para atualizar a caderneta infantil. A orientação é que pais e responsáveis, quando levarem as crianças para receber a gotinha contra a paralisia, apresentem a caderneta infantil ao profissional de saúde, que irá avaliar a necessidade da administração de outras vacinas. Assim, doses que estiverem em atraso, poderão ser aplicadas na hora ou agendadas para outra data, mantendo o esquema vacinal da criança atualizado.

Durante a campanha, serão disponibilizadas vacinas contra tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, varicela, meningites, febre amarela, hepatites, difteria e tétano, entre outras. As crianças que ainda não iniciaram o esquema vacinal contra a poliomielite não receberão a gotinha, mas sim a dose injetável, que é aplicada aos dois e quatro meses de idade do bebê. A vacina de oral só é administrada depois que a criança já recebeu as duas doses injetáveis - disponível durante todo o ano nos postos de vacinação.

Sintomas da polio

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Esquema de vacinação contra polio

Crianças de 2 meses - Vacina inativada poliomielite – VIP Crianças de 4 meses - VIP (injetável)

Crianças de 6 meses - Vacina oral poliomielite – VOP Crianças de 15 meses - VOP (reforço)

Redação O POVO Online

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados