NOTÍCIAS / NEGÓCIOS

Apoio a micro empresas para erradicar pobreza

TV Russas

20/07/2011

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Desafios e medidas possíveis para diminuir a pobreza na região nordeste são assuntos discutidos até hoje no XVII Fórum BNB de Desenvolvimento.
O presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Jurandir Santiago, evidencia o crescimento econômico na região e afirma que através das micro e pequenas empresas é possível trabalhar a erradicação da pobreza.
“O papel do BNB enquanto instituição financeira é dar acesso a crédito e tecnologia, possibilitando as micro e pequenas empresas, principalmente, a terem acesso ao capital e a aumentarem seu negócio. Estamos estudando até junto com o governo federal para ver quais são os percentuais mínimos que garantam a sustentabilidade das operações da própria instituição”, diz Santiago.

Ele ainda afirma que os procedimentos internos do banco também estão sendo avaliados para dar mais agilidade aos negócios. “O banco tem uma série de regras que precisam ser observadas para assegurar as transações. Nós pedimos que fosse feito um estudo para verificar que passos podem ser eliminados para a celebração desses contratos no que diz respeito a micro e pequenas empresas”, considera o presidente do BNB.

De acordo com Santiago, no primeiro semestre deste ano houve um aumento de 25,2% nas contratações diversas com as micro e pequenas empresas no Nordeste. E no Ceará esse crescimento foi de 27,9%, de janeiro a junho de 2011 em relação ao mesmo período de 2010. O acréscimo, ele atribui ao destaque que a região tem no desenvolvimento econômico.

“O valor aplicado nas médias e grandes empresas ainda é grande mas se considerar a quantidade de operações, é centralizado principalmente nas micro e pequenas empresas. A nossa diretriz é que cada vez mais haja uma desconcentração no sentido de atender ao micro e pequeno empresário para que eles gerem emprego e renda”, pontua Santiago.

Tarefa desafiadora
O crescimento econômico do Nordeste deve ser de 3% a mais que a média nacional. A afirmação é do senador Welligton Dias (PT) do Piauí, que fez apresentação no I Painel sobre crescimento econômico e redução da pobreza ontem no Fórum BNB de Desenvolvimento.

“É preciso investir de forma extra chegando no ano de 2025 na casa de R$ 200 bi. Esse é o desafio, ou a gente faz isso ou a gente vai estar em 2025 ainda numa situação de atraso em relação ao Brasil”, acredita Welligton Dias. Conforme o senador, atualmente há uma reduzida capacidade de investimentos em estados que mais precisam crescer.

Natalie Caratti
nataliecaratti@opovo.com.br

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados