NOTÍCIAS / POLÍTICA

Governador Camilo Santana inaugura dessalinizadores e assina pacote de investimentos em Pentecoste

24/08/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

 Foram entregues sistemas de dessalinização e assinadas as ordens de serviço para a construção de um Centro de Educação Infantil (CEI) e para a reforma do mercado público ícone do município.

“Estou contente por estar aqui, agora como governador eleito, e trazer não só boas novas, mas obras concretas que irão mudar a rotina dos moradores da região”, ressaltou o governador Camilo Santana, na manhã deste domingo (23), durante o anúncio de uma série de investimentos nos festejos de 142 anos do município de Pentecoste, na região do Vale do Curu, a 90 km da Capital. O chefe do executivo estadual realizou a entrega dos primeiros oito sistemas de dessalinização do Programa Água Doce (PAD) no Ceará, assinou a ordem de serviço para a construção de um Centro de Educação Infantil (CEI) e também a obra de ampliação e reforma do Mercado Público de Pentecoste, ícone da cidade, que será revitalizado para o uso dos moradores.

Implantação de dessalinizadores

Foi na comunidade de Vila Maracajá que o governador inaugurou os primeiros sistemas de abastecimento d’água com dessalinizadores no Ceará dentro do Projeto Água Doce do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado. A obra, que tem o investimento de R$ 1,05 milhão, é um programa-piloto e vai beneficiar 245 famílias de oito comunidades rurais da cidade (Bandeira-Inchú, Boa Vista, Lagoa de Dentro, Jurema-Aroeira, Rancho dos Moços, Salgado do Cosmo Chagas, Sítio do Meio e Riacho dos Marfins).

Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado começou a etapa-piloto do programa para a implantação de 222 sistemas em todo o Ceará. Ao todo, serão beneficiados cerca de 80 mil cearenses que integram as chamadas “populações difusas” – pequenas comunidades situadas nas áreas rurais mais remotas dos municípios -, com investimentos de R$ 44 milhões.

Com o compromisso de garantir o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo a convivência com o semiárido a partir da sustentabilidade ambiental e social, o Programa Água Doce beneficia cerca de 100 mil pessoas em 154 localidades do Nordeste, ampliando suas ações para garantir o acesso à água de qualidade nas comunidades difusas do semiárido. A escolha de Pentecoste para receber os primeiros dessalinizadores deveu-se à proximidade com Fortaleza, já que estes equipamentos servirão como “piloto” e balizarão a implantação dos demais sistemas implantados brevemente.

Segundo a agente de saúde Maria Ivanice Alves, de 58 anos, as obras trazem muitos benefícios tanto para a agricultura e pecuária, quanto para a saúde dos moradores da região. “Acho uma bênção divina ter sido contemplada com o Programa Água Doce. Esta obra servirá não só para nossa comunidade, como também para todas as localidades vizinhas, pois todos vamos usufruir desta água. A construção dessa dessalinizadora é muito importante para a saúde dos moradores, principalmente para aqueles que tem diabetes, hipertensão ou cálculo renal, por exemplo”, comentou.

Centro de Educação Infantil

Para o CEI que será construído e equipado em Pentecoste, o investimento é da ordem de 1,3 milhão, proveniente do Governo do Estado, de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida do município. O prédio é composto por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraudário, dormitório, copa, recepção e playground, podendo atender até 208 crianças. A obra será supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

Para a prefeita de Pentecoste, Ivoneide Moura, a vinda do governador à cidade “não só prestigia os cidadãos, mas mostra o apoio estadual no esforço de ajudar as famílias que precisam de educação. Vejo no governador total humildade em ajudar e estar próximo das pessoas do nosso Estado. Este compromisso direto, traz-nos confiança de que teremos um novo momento para a nossa Pentecoste”, disse.

Estiveram presentes nos festejos, os secretários Mauro Filho (Fazenda) e Francisco Teixeira (Recursos Hídricos), o deputado federal José Airton Cirilo, presidente Zezinho Albuquerque (Assembleia Legislativa), deputado estadual Joaquim Noronha, além de secretários, vereadores e prefeitos da região.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados