NOTÍCIAS / POLÍCIA

Suspeito de 50 homicídios no Ceará e Piauí é capturado pela polícia

29/07/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

 Homem era foragido há cerca de três anos e tinha o nome na lista dos criminosos mais procurados do Ceará

Um homem, apontado como envolvido em 50 homicídios nos Estados do Ceará e do Piauí, foi capturado pela Polícia Civil cearense. O foragido da Justiça foi localizado em uma residência no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Rafael Farias Machado, o 'Rafael Twister', de 28 anos, além das mortes, é ainda suspeito de participação direta com o tráfico de drogas e em ações criminosas contra instituições financeiras.

Somente no Ceará, o suspeito responde a 18 procedimentos criminais entre roubo, tráfico de drogas e homicídio. Contra ele haviam três mandados de prisão em aberto, sendo um da Comarca de Maracanaú, na Região Metropolitana, por homicídio, e os outros dois do Piauí, sendo um também por homicídio e o outro por tráfico de drogas.

Colaboração
A operação que resultou na prisão de 'Rafael Twister' foi comandada pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) em parceria com a Polícia Civil do Estado do Piauí. Na última sexta-feira (24), os policiais foram até a casa onde o suspeito morava e cumpriram os mandados de prisão. Conforme o titular da DRF, delegado Raphael Vilarinho, foram cerca de três anos de investigações até a Polícia conseguir chegar à localização do suspeito.

"Ele estava sendo investigado pela DRF por dar apoio logístico a assaltantes de outros Estados para ataques a instituições financeiras. A Polícia estava atrás de 'Twister' há uns três anos. Na sexta-feira ele foi preso, em casa, e não ofereceu resistência à prisão", afirmou.

Vilarinho destacou que o suspeito preso pela DRF teria envolvimento em dezenas de mortes ligadas, em especial, à disputa pelo tráfico de drogas no Ceará e no Piauí.

"Rafael é chefe do tráfico de drogas no Maracanaú, com ramificação no Estado do Piauí. A organização criminosa dele é responsável nos dois Estados por mais de 50 homicídios, por conta da briga pela territorialidade do tráfico de drogas", disse.

O delegado titular da Delegacia de Roubos e Furtos ainda destacou que a esposa de Rafael também está presa em uma unidade prisional, no Piauí.


Aqui no Ceará, conforme as investigações, ele fornecia armas e esconderijo para que bandidos de outras regiões do País viessem realizar ataques a instituições financeiras, especialmente no Interior do Ceará.

"Ele é um criminoso de altíssima periculosidade. Ele é o chefe do tráfico de drogas no Maracanaú. A esposa dele responde na cadeia no Piauí, por associação ao tráfico. Rafael estava na lista dos mais procurados pois estimamos na DRF que ele, chefiando a organização criminosa, tenha praticado diversos homicídios. Estes inquéritos são investigados pelas Divisões de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHHP) dos dois Estados e pela Delegacia de Maracanaú. Na DRF, investigamos o apoio logístico que ele dava, fornecendo armas e esconderijo para bandidos virem assaltar agências bancárias", relatou Vilarinho.

Velho conhecido
No histórico de 'Rafael Twister', consta uma prisão em 2010 que mobilizou a Polícia Militar pelas ruas do bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza.

À época, segundo a Polícia, o grupo criminoso de Rafael era suspeito de quatro mortes naquela área por conta do tráfico de drogas. Além dele, foi preso na noite de 9 de junho daquele ano Thiago Daniel Mendonça Pacífico, o 'Brinquedo do Cão', que era suspeito de integrar a quadrilha.

Naquela noite, a dupla foi presa com crack, celulares e dinheiro em espécie em um carro usado pelo tráfico. Rafael já era conhecido pelo histórico criminoso, uma vez que teria feito ameaças a policiais militares sob o pretexto de que ele era influente entre os criminosos daquele bairro de Fortaleza.

Durante a mesma semana de 2010, outras três pessoas, suspeitas de integrarem a mesma quadrilha, também haviam sido presas. Populares denunciaram à Polícia que os suspeitos usavam um veículo Ford Escort para abastecer os pontos de venda de droga nos bairros Rodolfo Teófilo e Bela Vista.


DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados