NOTÍCIAS / CEARÁ

Alunas de escola pública cearense criam dessalinizador que funciona com energia solar

29/07/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

 Duas alunas do município de Bela Cruz, distante 230 km de Fortaleza, criaram um dessalinizador que garante água potável por R$ 500. O professor orientador do projeto, Fernando Nunes, explica que todo o processo é feito através da luz solar, podendo produzir até 25 litros de água por dia, o suficiente para abastecer uma família.

Para o produto, é necessário um tanque feito com materiais de baixo custo, uma caixa de repercussão e uma caixa de abastecimento. A água passa por um processo de evaporação, e já está pronta para o consumo.

As alunas inventoras, Maria Vanessa Oliveira Teodósio e Fátima Natanna de Miranda, garantiram dois prêmios conquistados na Feira Internacional de Ciências e Engenharia, realizado nos Estados Unidos no início de 2015.

“Os maiores problemas que a comunidade enfrentava era a falta de água, a inexistência do sistema de captação, e uma água com alto teor de sal. Além das grandes distâncias que precisavam ser percorridas em busca de água potável”, conta a estudante Fátima Miranda, uma das premiadas.

O custo médio para a implantação de um dessalinizador convencional pode chegar até a R$ 50 mil, além do valor investido para a perfuração do poço. Além de deixar a água de poços profundos próprias para uso, ele permite que se economize as reservas de água em açudes e rios.

A medida foi implantada em bairros de Crateús, a 350 quilômetros de Fortaleza, após moradores da região enfrentarem em fevereiro um colapso de água. Nos bairros de São Vicente e Ponte Preta, os dessalinizadores funcionam desde agosto do ano passado, quando o município já racionava água.

Para muitos habitantes da região, a perfuração de poços profundos foi a solução, já que não tinham água nem para beber. Com água imprópria para consumo, dois poços têm dessalinizadores, que retiram os sais da água para torná-la potável.

A agente de saúde Eliane Oliveira conta essa foi uma solução bem-vinda, pois a água do abastecimento da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) só supre algumas das necessidades da população, e a água dos poços tratadas é utilizada para beber.

A gestão da água dessalinizada de Crateús é feita pela comunidade e por intermédio da Defesa Civil do município. Cada pessoa tem direito a adquirir duas fichas por dia, que custam 50 centavos. Todo dinheiro arrecadado é revertido para manutenção do maquinário. É uma forma de garantir o uso racional e sustentável do produto na região, economizando a escassa água dos reservatórios públicos.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados