NOTÍCIAS / CEARÁ

Ceará é um dos dez estados que têm mais motos do que carros

Diário do Nordeste

27/07/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

 O Ceará é um dos dez estados do País cuja frota de motocicletas é maior que a de automóveis, com a oitava maior proporção, conforme estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Hoje, no Dia do Motociclista, esse cenário endossa a necessidade de se discutir o impacto desse crescimento e a convivência no trânsito.

No Estado, de acordo com a mais recente Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 32,5% dos condutores de motos no Ceará declararam nem sempre usar capacete. A proporção dos que afirmaram usar (67,5%) é a quinta menor do Brasil, melhor somente que no Pará (54,9%), Piauí (58,2%), Alagoas (61,9%), Sergipe (64,1%) e Maranhão (66%). Entre os passageiros de motos, 31,3% no Ceará afirmaram nem sempre usar o capacete; são 68,7% os que afirmam sempre usar.

O chefe do núcleo de comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Ceará, Alexsandro Batista, destaca que a frota crescente é um desafio para o órgão e que, pelas especificidades do equipamento - de muita mobilidade, fácil deslocamento e que deixa o condutor mais exposto -, as fiscalizações precisam ser diferenciadas.

 “Tivemos muita facilidade no crédito, é um veículo de baixo custo e simples aquisição. Mas nas nossas operações muitos estão sem habilitação e sem capacete”, critica, reforçando que é 8,5 vezes maior a probabilidade de, num acidente, morrer o passageiro se estiver sem capacete; se for o motorista, aumenta em 5,4 vezes.
Enquanto que em Fortaleza mais da metade (55,34%) de todos os veículos são do tipo automóvel, no Interior a proporção se inverte: motos (61,96%) são maioria, deixando carros para trás (25,75%). “Até para tanger o gado, levando e deslocando rebanho, a gente nota essa diferença”, avalia Alexsandro.


Mudanças

Na visão de quem pilota sobre as duas rodas, o presidente de honra da Associação Brasileira de Motociclistas (Abram), Lucas Pimentel, opina que a moto é vista como um veículo intruso. “Mas são milhões de pessoas que usam como transporte, lazer, esporte. O desafio primeiro é mudar a cultura do motorista”.


Ele defende que são necessárias mudanças na indústria e na formação dos condutores. “O capítulo da frenagem é muito curto, se ensina a usar o freio do pé, mas há situações que precisa equilibrar o freio dianteiro com traseiro. O sistema de iluminação também é deficiente”. Lucas argumenta que em outros países há sinalizações específicas. “Na engenharia também há problemas: as faixas de rolamento são como armadilhas. O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) detectou dois mil pontos de vulnerabilidade nas estradas brasileiras pra carro, imagina pra moto. A frota de moto ainda vai crescer mais e o País precisa se preparar pra isso”.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados