NOTÍCIAS / BRASIL

Simulador de trânsito para a retirada da CNH volta a ser obrigatório

O Povo

22/07/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

 O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou nesta segunda-feira, 20, que o simulador de direção voltou a ser obrigatório para aqueles que pretendem tirar a carteira nacional de habilitação (CNH). A nova medida determina que os candidatos realizem no mínimo cinco horas de aulas práticas nas máquinas que imitam o automóvel em um trânsito virtual.

A 'nova regra', que já tinha sido adotada uma vez no início do ano passado, prevê que os candidatos que pretendem mudar de categoria também utilizem os simuladores. Contudo, a nova determinação, a principio, só será estabelecida aos carros de passeio (categoria B).

Além disso, a tendência é que, posteriormente, as máquinas sejam utilizadas por candidatos que pretendem retirar a CNH para conduzir veículos comerciais, caminhões, ônibus e motos.

De acordo com o Ministério das Cidades, a solicitação de volta do simulador foi "um pedido dos Detrans de todo o país". Contudo, o órgão não afirmou quando a 'nova' medida será obrigatória, mas diz que a regra passa a vigorar a partir desta segunda-feira.

Para o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Contran, Alberto Angerami, a intenção do uso das máquinas de simulação de trânsito se faz como uma nova medida de segurança e são essenciais para a retirada da permissão para dirigir.

"Já tivemos bons resultados nos Estados que aplicaram a medida, principalmente no Rio Grande do Sul, onde foi registrada redução do número de acidentes após a obrigatoriedade do simulador", afirmou.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados