NOTÍCIAS / POLÍCIA

Polícia Civil do Ceará incinera cerca de uma tonelada de drogas

29/06/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Em alusão ao Dia Internacional de Combate ao Uso e Tráfico de Drogas, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), através da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), incinerou na manhã desta sexta-feira (26), cerca de uma tonelada de drogas apreendidas em operações policiais realizadas desde 2013. A queima da droga foi realizada em uma cerâmica no município de Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza, Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9).

A operação para incineração da droga teve início às seis horas da manhã de hoje (26), quando os policiais carregaram o caminhão e escoltaram o material até a cerâmica, localizada em Aquiraz. Participaram da queima, policiais civis da DCTD e da Unidade Tático Operacional (UTO) da Divisão Antissequestro (DAS), além de representantes do Ministério Público (MP) e Vigilância Sanitária.

Segundo o Delegado Sérgio Pereira, titular da DCTD, a maioria dos entorpecentes foi apreendida em Fortaleza, Caucaia, Caridade, Maracanaú, Milagres e Santana do Acaraú. A droga incinerada fazia parte de 451 inquéritos policiais instaurados em 2013, 2014 e neste ano. Desde o segundo semestre de 2014 até hoje, a Polícia Civil já incinerou 5,6 toneladas de drogas apreendidas em operações policiais em todo o Estado.

Apreensão de drogas no Ceará aumenta 57%
Ações realizadas pelas Polícias Civil e Militar do Estado do Ceará, de janeiro a maio de 2015, em combate ao tráfico de drogas no Estado já resultaram na apreensão de 1,6 toneladas de entorpecentes. O número é 57% maior em relação à quantidade apreendida no mesmo período do ano passado.  Em 2014, o número foi de pouco mais de uma tonelada.

Para o delegado Sérgio Pereira, diretor da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas, o aumento no número de apreensão é resultado de ações de inteligência que são desenvolvidas pelas forças de segurança do Ceará. “Policiais civis e militares estão integrados no combate ao tráfico. As ações realizadas estão desarticulando grupos criminosos responsáveis por este crime no Estado”, ressaltou o delegado.

Juntos, os policiais apreenderam 1.420 quilos de maconha, 118,78 quilos de cocaína, além de 76.57 quilos de crack. Totalizando 1.615,35 quilos de drogas retiradas de circulação. Em igual período em 2014, foram apreendidos 667,19 quilos de maconha, 51,57 quilos de crack e 310,11 quilos de cocaína, resultando em 1.028,86 quilos apreendidos. O comparativo do período registra aumento de 57% nas apreensões.

Drogas sintéticas
Este ano, ações de combate ao tráfico de drogas sintéticas resultaram nas apreensões de mais de três mil comprimidos de ecstasy, além de 2.050 selos de LSD. Drogas como GHB e Ktamina, antes desconhecidas no Ceará, também foram apreendidas.

Segundo o delegado Sergio, as drogas sintéticas apreendidas eram vendidas principalmente em raves. “Essas drogas são caras e geralmente negociadas em locais com um público de alto poder aquisitivo. É a primeira vez que apreendemos o GHB e a Ktamina no Ceará. Essas drogas têm um grande poder destrutivo”, destacou.

Prisões
Somente de janeiro a maio deste ano, 1.887 adultos foram presos e 653 adolescentes apreendidos por tráfico e associação para o tráfico de drogas. Em todo o ano de 2014, foram capturados 4.597 adultos e 1.478 adolescentes envolvidos com o esse tipo de crime.

Semana Nacional Sobre Drogas
A Semana Nacional Sobre Drogas acontece em diversas cidades brasileiras e está prevista no calendário internacional, que tem o dia 26 de junho como marco. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime lidera a campanha global para aumentar a conscientização sobre o grande desafio que as drogas ilícitas representam para a sociedade como um todo. O objetivo da campanha é mobilizar apoio e inspirar as pessoas a agirem contra o uso problemático de drogas.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados