A comissão externa que acompanha as obras da Transposição do Rio São Francisco vai discutir, nesta terça-feira, em Basília, a situação do esgotamento sanitário das cidades às margens do rio. O encontro ocorrerá durante audiência pública proposta pelo deputado federal Adail Carneiro (PHS) e terá início às 15 horas, no Plenário 15, no Anexo II da Câmara.
“Apesar dos esforços do governo federal para combater a poluição, o índice de dejetos residenciais e industriais jogados no rio São Francisco comprometem a qualidade da água, situação agravada pela ausência de chuvas”, alerta o parlamentar.
De acordo com Adail Carneiro, inúmeros projetos de saneamento estão paralisados ou em ritmo lento. A solução, na avaliação do deputado, exige integração das ações da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), da Caixa Econômica Federal (CEF), do Ministério das Cidades, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), da Agência Nacional de Águas (ANA), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e do Comitê da Bacia do Rio São Francisco.
Para debater o cenário da Transposição do São Francisco, foram convidados o presidente da Funasa, Antonio Henrique de Carvalho Pires, um representante da Caixa Econômica e um representante da Confederação dos Municípios.