NOTÍCIAS / CEARÁ

Núncio apostólico dedica Santuário de N. Sra. de Fátima

DN online

18/05/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Dom Giovanni agradeceu o carinho dos fiéis e disse que a visita deveria ter ocorrido ano passado, mas apenas agora surgiu o momento oportuno
Dom Giovanni agradeceu o carinho dos fiéis e disse que a visita deveria ter ocorrido ano passado, mas apenas agora surgiu o momento oportuno

 São Benedito. O núncio apostólico, dom Giovanni D'Aniello, representante oficial do papa Francisco no Brasil, esteve, durante o último fim de semana, visitando as cidades de Tianguá e São Benedito, na Serra da Ibiapaba, norte do Ceará a 318 Km de Fortaleza. Na ocasião, celebrou o Rito da Dedicação da Igreja do Santuário de Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande e a Consagração Solene do seu Altar. Entre a celebração na Diocese de Tianguá e dedicação do Santuário, aproximadamente cinco mil pessoas acompanharam o Núncio em sua visita à Serra Grande.

Cerca de 50 padres, 20 bispos, prefeitos de toda a região e o governador do Estado, Camilo Santana, compareceram ontem à missa no Santuário, que tem capacidade para duas mil pessoas e teve, além de seu espaço interno, lotação em seus arredores. Dom Giovanni agradeceu o carinho dos fiéis e pediu desculpas pela demora em vir. Segundo ele, a visita deveria ter ocorrido ano passado, mas apenas agora surgiu o momento oportuno. Católicos de outros Estados, como Maranhão e Piauí, também compareceram.

A aposentada Maria Lourdes Feijó foi uma das que, entre chuva e sol, compareceu à Dedicação do Santuário. Mesmo não sendo devota, ela classificou a ocasião como "única". "Ver nosso santuário sendo reconhecido assim, por alguém do Vaticano, é muita emoção. Espero que ele leve uma boa impressão da gente", afirmou.

Do Piauí veio a funcionária pública Lucia Peixoto, devota de Nossa Senhora de Fátima e que já tinha visitado o Santuário no último dia 13. "Tirei uma semana de folga, aproveitei o evento. Há alguns anos fiz promessa para Nossa Senhora de Fátima e todo dia 13 dedico a ela. Essa foi a primeira ocasião que pude visitar o santuário e saio daqui com a alma renovada", afirmou. Do Piauí também veio o padre Raimundo Duarte, que enfrentou três horas de viagem para chegar a São Benedito. "Vim, assim como outros padres do meu Estado, a convite de dom Javier Hernández, e também por nutrir um carinho muito grande por Fátima. Esse reconhecimento é um marco para o Ceará e sua Igreja".

Mas nem só os devotos de Nossa Senhora de Fátima compareceram. Do maranhão, o ambulante Carlos Soares não perdeu a oportunidade de vender. Não fitinhas ou terços, mas bonecas de pano com personagens do programa "Chaves". "Sempre tem crianças nesses eventos e foi assim que comecei a querer vir. Vi que a Diocese da minha cidade traria um ônibus, além de outros movimentos, e acompanhei minha esposa, a verdadeira devota, para tentar levar um extra para casa", confessou.

O Santuário está prestes a completar dez anos e atrai, por mês, uma média de 60 mil pessoas. Todos os dias 13, independentemente do mês, são realizadas seis missas seguidas. No mês de maio, além das missas, é realizada a Novena.

De acordo com o gerente administrativo do local, João Carlos, a Dedicação é uma virada na página da história do maior santuário mariano do Nordeste. Após a Dedicação, foi assinada a ordem de serviço para a pavimentação do acesso, pela Prefeitura. A obra deve começar hoje e tem prazo de 180 dias.

FIQUE POR DENTRO

Santuário na Serra Grande

No dia 7 de outubro de 1998, o padre Antônio Martins Irineu concelebrou na Basílica de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, e confidenciou mais tarde que naquele dia colocou o sonho de construir um lugar bendito para a Mãe de Deus na Ibiapaba nas mãos de Maria. Em meados de 1999 lançou a campanha para a construção do Santuário, nas missas dos dias 13.

Dedicado a Nossa Senhora de Fátima, uma das maiores devoções do povo cearense, o Santuário é um dos maiores do Nordeste. Comporta, respeitando às prescrições legais, 1.800 fiéis sentados (5 mil em pé), com acessos especiais e ambientes planejados para deficientes e acomodações adequadas para Idosos e Crianças.

Além do templo principal, o complexo conta com várias capelas auxiliares: Duas capelas do Santíssimo, Capela da Misericórdia, Capela Mãe de Deus, Capela dos Pastorinhos, Sala dos milagres, sete salas para confissão, duas sacristias amplas, Reitoria e administração. Capela do batismo, Passarela das Bênçãos, Coro, sala de música, estúdio para transmissão radiofônica, Praça e Fonte dos Três Pastorinhos, via-sacra em tamanho natural no canteiro central da Avenida Paixão de Cristo. Conta ainda com 50 sanitários, duas praças e amplo estacionamento interno. Posteriormente, compondo o Complexo do Santuário devem ser construídos dois anexos e um centro de apoio ao romeiro.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados