NOTÍCIAS / POLÍTICA

Luizianne Lins recebe convite para deixar PT

O Povo

29/04/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A deputada federal Luizianne Lins (PT) recebeu convites para se filiar a outros partidos. PMDB e PSB são os dois principais interessados em tê-la entre seus filiados, inclusive com possibilidade de lançá-la candidata à Prefeitura no ano que vem.

“Tenho sido convidada por diversos partidos ao longo dos últimos meses”, admitiu a ex-prefeita de Fortaleza. De acordo com ela, no entanto, a saída não está na pauta. “Temos defendido que o PT tenha candidatura própria e não terceirize sua participação (em 2016). Esperamos que a maioria do partido tenha essa compreensão”, acrescentou.

Fontes no PMDB confirmam que há um movimento de aproximação crescente entre a petista e o senador Eunício Oliveira, presidente do diretório estadual da sigla e candidato derrotado nas últimas eleições ao governo do Ceará.

“Os dois sempre tiveram uma relação muito boa”, declara um peemedebista, para quem o partido não teria grandes dificuldades em acomodar a parlamentar petista. Fora do PT, do qual faz parte desde 1989, Luizianne teria chances de ser o nome de outra agremiação na disputa pelo Palácio do Bispo em 2016.
 
PSB como alternativa
A ida da petista para o PSB, entretanto, é tida como uma possibilidade mais concreta. Luizianne sempre teve relação mais estreita com o presidente estadual do partido, o ex-vereador Sérgio Novais.

O POVO apurou que o suplente de senador teria convidado a petista para se candidatar novamente à Prefeitura caso o PT escolha apoiar a reeleição do atual chefe do Executivo municipal, Roberto Cláudio (Pros). No fim do ano passado, Luizianne chegou a afirmar que, “se o PT apoiar a reeleição de Roberto Cláudio, pode mandar enterrar no dia seguinte”.

Segundo fonte no partido de Novais, Luizianne “disse que só não compõe com os Ferreira Gomes”. Os irmãos Cid e Ciro Gomes, ambos do Pros, se tornaram os maiores desafetos políticos de Luizianne desde a disputa para sua sucessão, em 2012, quando o PT lançou como candidato o hoje deputado estadual Elmano de Freitas.

Não é a primeira vez que o PSB surge como alternativa para Luizianne.

Em 2013, com a saída do grupo do então governador Cid do partido e a possibilidade de ingresso no PT, a ex-prefeita recebeu convite para integrar a sigla.

A permanência da ex-prefeita no PT foi costurada depois de esforço pessoal do presidente nacional da sigla, Rui Falcão.

Entretanto, uma das principais dificuldades que Luizianne pode enfrentar é a da fidelidade partidária. A não ser que comprove que está sendo alvo de perseguição dentro do PT, o partido pode requerer para si o mandato da deputada federal.


Saiba mais

Luizianne é filiada ao PT desde 1989. Oriunda do movimento estudantil, acabou alcançando a Secretaria Estadual de Juventude do partido. Em 1993, assume posto na União Nacional dos Estudantes.
 
Em 1996, é eleita vereadora por Fortaleza, tendo a maior votação do partido naquela disputa.
É reeleita em 2000.
 
Em 2002, conquista cadeira na Assembleia Legislativa, sendo a quarta mais votada no pleito, com mais de 60 mil votos.
 
Em 2006, Cid Gomes, então no PSB, é eleito governador do Estado com o apoio do PT de Luizianne. O voto de confiança no sobralense foi classificado pela petista, sete anos mais tarde, como “o maior erro que eu cometi na política”.
 
Em 2012, o PSB anunciou que o partido teria candidato próprio na disputa por Fortaleza, marcando a ruptura com o PT. De acordo com Cid à época, a indicação de Elmano representava a continuidade de um modelo que, de acordo com o então governador, estava “exaurido”.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados