NOTÍCIAS / CEARÁ

Ceará registra 5 mortes por dengue neste ano

DN online

15/04/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

 Balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (13) apontou que o número de óbitos por dengue registrados no Ceará neste ano subiu para cinco, dois a mais do que o total contabilizado no último boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), publicado no dia 10 deste mês. Os dados do Governo Federal são referentes à Semana Epidemiológica 12 e envolvem o período de 4 de janeiro a 28 de março. No levantamento, a Pasta revelou, ainda, que o Estado tem a maior quantidade de ocorrências de dengue grave e de dengue com sinais de alarme de todo o Nordeste.

Segundo o Ministério, das cinco mortes, três ocorreram entre pessoas que contraíram dengue grave e dois em casos de dengue com sinais de alarme. O órgão não informou em quais municípios aconteceram os óbitos. Apesar do aumento em relação aos dados da Sesa, o número mostra redução se comparado ao do mesmo período de 2014, quando, conforme o balanço, foram registradas nove mortes.

Até 28 de março, o Ministério da Saúde contabilizou dez casos de dengue grave, um a menos que no ano passado. Já as ocorrências de dengue com sinais de alarme triplicaram em relação a 2014. Passaram de 22 para 67, neste ano. Com isso, o Ceará lidera o ranking nordestino de registro das duas modalidades da doença mais perigosas.

Ivo Castelo Branco, epidemiologista e coordenador do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Ceará (UFC), afirma que a quantidade de registros até o momento é alta, mas ainda pode ser considerada normal para os padrões cearenses. Segundo ele, a maior preocupação deve ser com a incidência da doença. Quando há mais de 300 casos para cada 100 mil habitantes, a situação é tida como grave. No Ceará, de acordo com o balanço, a incidência é de 117,7 casos para cada 100 mil habitantes. O aumento de ocorrências, conforme o epidemiologista, é, em parte, resultado da falta de cuidado com o armazenamento de água.

Divergências

O levantamento do Ministério contemplou somente notificações de dengue no Estado, e não o total de casos confirmados. Até 28 de março deste ano, conforme a Pasta, foram notificadas 10.407 suspeitas da doença.

O último boletim da Sesa apontou 3.590 diagnósticos, no período de 4 janeiro a 11 de abril. Mesmo compreendendo um intervalo de tempo maior, as informações da Secretaria sobre óbitos por dengue divergiram das apresentadas pelo Governo Federal. O relatório estadual aponta apenas três mortes.

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, a disparidade pode ter ocorrido devido a diferenças nas datas de pesquisa do números nos sistemas de dados. Conforme a Pasta, as informações contidas no balanço foram captadas na segunda-feira (13), portanto, estão atualizadas. O coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Márcio Garcia, reafirma que os dados oficiais da Sesa confirmam apenas três óbitos, mas existem outros em investigação.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que repassou R$ 150 milhões em verbas a municípios e estados para intensificar medidas de vigilância, prevenção e controle da dengue.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados