NOTÍCIAS / POLÍCIA

Avião trazia 50 kg de cocaína do Paraguai para o Ceará

DN online

13/04/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
A aeronave ainda teria atingido uma árvore. De acordo com populares, a explosão deu-se minutos após a queda do aparelho, em município na fronteira com o Ceará
A aeronave ainda teria atingido uma árvore. De acordo com populares, a explosão deu-se minutos após a queda do aparelho, em município na fronteira com o Ceará

A cocaína encontrada no avião monomotor que caiu na divisa do Ceará com o Piauí, no último sábado, faria parte de uma rede de tráfico internacional de drogas. O material teria saído do Paraguai e entrado no Brasil por Foz do Iguaçu, no Paraná. Seriam aproximadamente 250 kg de cocaína pura, dos quais 50kg tendo Fortaleza como destino.

O avião caiu na manhã de sábado na comunidade de Lajeiro Branco, no município de Assunção do Piauí. Segundo o relato de testemunhas, a aeronave bateu em uma árvore e só dez minutos depois explodiu. Nas cercanias, está a localidade de Palmeira de Cima, onde fica a pista de pouso em uma propriedade privada. A Polícia está à procura do proprietário.

A região já era objeto de investigação da Polícia Civil do Piauí, que solicitou, ontem, ao Exército Brasileiro (EB) a explosão da pista de pouso clandestina na qual a aeronave pousou.

“Esta pista foi construída há cerca de quatro meses. Já tínhamos vários relatos de pousos de aeronaves, que estavam se dando com certa frequência. Estamos à procura do responsável pelo terreno para que ele explique o porquê da construção da pista”, afirma Gustavo Jung, titular da Delegacia Regional do Município de Campo Maior (PI).

A Polícia já solicitou a demolição da área clandestina de pouso que fica em uma região erma.

“Não é difícil que seja novamente utilizado por quadrilhas”, disse Gustavo Jung. O delegado declarou ainda que os seis homens presos suspeitos de esperarem pela droga já foram encaminhados à Casa de Custódia de Teresina, capital do Piauí.

Robinson Devid Siqueira, Cléber dos Santos, Ricardo Franci Siqueira Proêncio, Ronaldo Aparecido Moreira Torres, Vagner Pereira da Silva e o último, identificado apenas como ‘Olair’, foram capturados em uma casa nas imediações do local da queda do monomotor Cessna-210.

A prisão em flagrante foi realizada por policiais militares da Força Tática de Apoio (FTA), do Ceará, destacados em Novo Oriente e Crateús.

Tecnologia e organização

Gustavo Jung afirmou que a quadrilha que transportava a cocaína era muito bem equipada. “São especializados em fazer transportes de grande quantidade de drogas. O aparato que eles têm é de fazer inveja a muito empresário que trabalha de forma lícita no Brasil. A operação que eles montaram para pegar esta droga e entregar no destino foi gigantesca”. Os 30 quilos de cocaína encontrados no avião foram encaminhados para a Perícia Forense de Teresina. A Polícia solicitou que seja colhido material genético da pessoa que estava dentro do monomotor, que ainda não foi identificada. Com a explosão, o corpo do piloto ficou totalmente carbonizado.

“A princípio, acreditamos que fossem duas pessoas, mas quando a equipe do Instituto Médico Legal (IML) chegou ao local disse que era apenas uma ossada, que tinha se desintegrado com o impacto do pouso forçado e da explosão da aeronave”, declarou o delegado.
A Polícia procura outros pacotes de droga. “Acreditamos que os 30 quilos encontrados nas proximidades tenham caído antes do avião explodir. É possível que outros pacotes tenham se perdido na mata”, afirma Jung.

Além da droga, foram apreendidos um drone; dez aparelhos comunicadores; uma caminhonetes Volkswagen, modelo Amarock; uma caminhonete Toyota, modelo Hilux; e aparelhos celulares. Este material foi encontrados com as pessoas presas, que são suspeitas de estarem no local para receber a cocaína.

No Ceará

Os seis suspeitos chegaram a ser levados à Delegacia Regional de Crateús (DRC), mas foram recambiados para o Piauí. O delegado plantonista da DRC, Luciano Lacerda, afirma que a possível atuação do bando no Ceará será averiguada. “A circunscrição de onde o caso aconteceu é de Assunção do Piauí. Porém, nós sabemos que o crime ‘respinga’ em outras áreas além da que ele é praticado, então se a ação tiver deixado rastros no Ceará nós iremos apurar e punir os eventuais culpados”.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados