NOTÍCIAS / CEARÁ

Frutas e verduras: Cultura e falta de acesso dificultam o consumo

DN online

09/04/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

 Fortaleza tem o terceiro pior índice no consumo recomendado de frutas e verduras dentre todas as Capitais, segundo pesquisa divulgada, na última terça-feira, pelo Ministério da Saúde. Dentre os motivos para números tão baixos, estão a cultura de alimentação dos cearenses, opção por outros produtos e falta de acesso devido a questões financeiras.

Na capital cearense, apenas 18% da população consome cinco ou mais porções de frutas e verduras por dia, em cinco ou mais dias da semana, quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), informou a pesquisa, que tem como base a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2014).

As capitais com melhores índices de ingestão de frutas e verduras são as das regiões Sul e Sudeste, com destaque para Florianópolis (SC) e Belo Horizonte (MG), que têm 35% e 32% respectivamente. O pior índice é o de Belém (PA), onde só 15% da população consumem os níveis adequados, pouco à frente de Rio Branco (AC), com 17%.

Em relação ao consumo regular de feijão, a história é bastante diferente. Os dados mostram que 65,7% dos fortalezenses que responderam à pesquisa ingerem o alimento em cinco ou mais dias da semana. Esse é o quinto maior consumo dentre todas as Capitais do Nordeste. Belo Horizonte é a Capital com maior consumo do produto, 81,3%, e Macapá tem o menor número, 37,8%.

O estudo mostrou que 29,4% da população consome carne com excesso de gordura, apesar de o índice ter apresentado queda ao longo dos anos - saindo de 32,3% em 2007. Os homens consomem duas vezes mais, com 38,4%, enquanto, entre as mulheres, o índice cai para 21,7%.

O professor da Faculdade de Educação e do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Arimateia Barros Bezerra, explicou que as práticas alimentares dos cearenses se desenvolveram com o tempo. Portanto, as hortaliças e frutas sempre foram uma raridade. A exceção acontecia durante o período de inverno. "A alimentação no Ceará é mais marcada pelo consumo da carne, arroz, feijão e também dos cereais mais secos", afirmou.

Dessa forma, as pessoas acabaram não desenvolvendo o hábito de comer os hortifrútis, disse Bezerra. "Desde os anos 1970, várias pesquisas já mostraram que a população sabe o que deve comer, quais os alimentos mais saudáveis à disposição, mas não comem isso", alertou.

Renda

As famílias de baixa renda acabam tendo que priorizar quais alimentos vão consumir, destacou o professor, pois não tem condições de fazer uma feira completa. "Além da seca, a sazonalidade dos alimentos é um dos fatores que elevam os preços. Com isso, a população que tem menos condições financeiras precisa focar no básico", frisou.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados