NOTÍCIAS / CEARÁ

Chapada do Apodi terá usina solar

Egídio Serpa/DN

01/04/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Planta terá capacidade instalada de 3MW e será construída em uma área dentro do terreno que a Metaneide já possui naquela região Foto: REUTERS
Planta terá capacidade instalada de 3MW e será construída em uma área dentro do terreno que a Metaneide já possui naquela região Foto: REUTERS

 Dentro de quatro meses, estará pronto o projeto de implantação do que será a maior usina comercial brasileira de geração de energia solar. Para isso, celebraram contrato, ontem, a empresa cearense Metaneide, cujo sócio majoritário é o industrial Fernando Cirino Gurgel, e a Endesa, empresa espanhola controladora da Companhia Energética do Ceará (Coelce).

A usina terá potência de 3 megawatts (MW) - o que é suficiente para abastecer aproximadamente 2.500 casas todos os dias - e será instalada na Chapada do Apodi, onde a Metaneide é dona de uma fazenda e onde o índice de insolação é considerado excepcional. Fernando Cirino informou com exclusividade ao Diário do Nordeste que serão os especialistas da Endesa que conduzirão todos os aspectos técnicos e tecnológicos do empreendimento de geração de energia.

Projeto

De acordo com o empresário, a usina de energia a ser projetada ocupará uma parte da fazenda da Metaneide na Chapada do Apodi. Este colunista apurou junto a uma fonte do setor energético que a usina será uma espécie de plano piloto, prevendo-se sua ampliação imediata em caso de sucesso do projeto. Mas a mesma fonte assegurou que a chance de insucesso do projeto "é praticamente zero".

Embora não esteja ainda projetada, a Usina Solar do Apodi utilizará painéis fotovoltaicos que serão fornecidos por empresas asiáticas, provavelmente da China, como adiantou o próprio Fernando Cirino, que aposta na geração solar como a matriz energética do futuro próximo.

"É uma energia renovável e limpa do ponto de vista ambiental. Afinal, o Sol tem domicílio aqui no Ceará", justificou Fernando Cirino.

Aproveitamento da área

Ex-presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e também sócio e diretor da Durametal - empresa de metalurgia que, em Maracanaú, produz e exporta rodas e tambores de freio a algumas das maiores fabricantes mundiais de veículos automotores, como a Mercedes Benza -, o empresário Fernando Cirino adquiriu, há dois anos, uma área de terra que pertenceu à Carbomil Mineração.

É lá que o industrial tem planos não somente para a geração de energia solar, o que fará em sociedade com a Endesa, mas também para a produção de frutas e de sementes selecionadas de soja, milho e sorgo, o que será realizado somente quando estiver normalizada a oferta de água em toda a região.




DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados