NOTÍCIAS / CIDADE

Prefeito e vereadores de Russas faltam a audiência publica que tratou da transferência do Lixão

TV Jaguar

25/03/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Dr. João Batista
Dr. João Batista

Na terça feira, dia 24/03, a Promotoria Pública do município de Russas representado pelo Promotor de Justiça da Comarca local, Dr. Joao Batista, realizou uma audiência pública no auditório da 10ª CREDE, para discutir a problemática do depósito de resíduos sólidos (Lixão), coleta seletiva de materiais recicláveis, e a imediata retirada do lixão na comunidade do Alto de São João, por está prejudicando a saúde dos moradores do Bairro Aeroporto e Adjacências.

 Mesmo sendo convidado com antecedência, o Executivo municipal assim como, a câmara de vereadores de Russas, não se fizeram presentes a audiência por demais importante para a comunidade Russana. Permanecendo apenas o promotor de justiça Dr. João Batista, a representação da associação dos catadores de reciclagem, cáritas diocesana, moradores das comunidades afetadas, representadas pela associação de moradores do Alto do São João e sociedade preocupada com a retirada do lixão na periferia de Russas.

  Com a palavra, Carlos Felix, representando o Conselho Estadual das Cidades, lamentou a ausência do prefeito Weber Araújo e dos Secretários na audiência, pois seriam eles os mais cobrados pelos presentes, e os responsáveis para apresentarem soluções para os problemas e queixas das comunidades afetadas pelo problema do lixo, e da falta de água apresentadas pelas comunidades.

 Depois do retrospecto da luta dos catadores, feito por Silvania Mendes da Cáritas, a palavra passou aos moradores, que deram testemunhos lamentáveis de como estão sendo obrigadas a viver no Bairro do Aeroporto, o caso de uma senhora de 66 anos, que sofre diáriamente com falta de ar, devido a fumaça tóxica, e um cidadão que foi obrigado a sair de sua casa e pagar aluguel na cidade, para ter a vida de seu filho recém-nascido preservada.

Outro crime apontado por Valcinilson Oliveira, presidente da associação comunitária, classificando com um dos mais graves a vida humana, é a capitação de água a menos de 500 metros do lixão, de onde várias pessoas tiram água para o consumo, inclusive para beber e tomar banho.

 Concluído os relatos da comunidade e dos representantes das associações, o promotor convidou os presentes a formarem uma comissão que representasse todos os afetados, para juntos, a Promotoria elaborar um TAC (Termo de Ajuste de Conduta), o qual será apresentado ao Executivo Municipal no inicio do mês de Abril com as seguintes exigências.

    Disponibilidade de um veículo para o transporte de material reciclável (Óleo de Fritura)

    Elaboração de um plano municipal de coleta seletiva

    Regularidade no repasse do convênio com a associação de catadores de Russas (ASCAMARU) e,

    A imediata retirada do lixão da periferia da cidade.

 Sobre a último ítem, o Promotor negou que tenha determinado que o lixão não possa ser mudado, destacando que em caso como aquele, de extrema necessidade, a mudança poderia ser feita de forma provisória. O que deveria acontecer em um curto espaço de tempo.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados