NOTÍCIAS / POLÍTICA

Deputados cearenses comentam sessão da CF

20/03/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Um dia após a sessão conturbada no plenário da Câmara Federal e o pedido de exoneração do ex-ministro da Educação, Cid Gomes, parlamentares cearenses ouvidos pelo Diário do Nordeste veem na atitude do ex-gestor um momento histórico na política brasileira, enquanto que outros acreditam que o Governo da presidente Dilma Rousseff sai fragilizado. Nos bastidores, congressistas do Ceará já articulam o nome da vice-governadora do Estado, Izolda Cela (PROS), para substituir Cid no Ministério da Educação (MEC).

O líder do Governo na Câmara Federal, deputado José Nobre Guimarães (PT), afirmou que o episódio, para ele, estava encerrado, pois o fundamental seria garantir que as políticas públicas do Governo não sofressem com o que aconteceu. Ele disse ainda que vai lutar para que o Ceará se mantenha no Ministério da Educação, e disse ter indicado o nome da vice-governadora do Estado, a educadora Izolda Cela para assumir o cargo.

Informações dão conta de que o próprio Cid Gomes já havia, antes mesmo da ida ao Congresso Nacional, ontem, apontado Cela como sua indicação, caso ele caísse; "A Izolda é um dos nomes que serão colocados. O ministro tomou uma decisão, e para mim, o assunto está encerrado. Nossa preocupação, como líder do Governo, é consolidar a proposta do orçamento, corrigir os erros do Fies e Prouni. A corda já foi esticada demais", disse.

O governador Camilo Santana, ontem, em visita feita ao Município de Quixeramobim, disse apenas que o episódio representou "um dia histórico" para a política brasileira. Já o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB) acredita que a situação demonstrou apenas o "descontrole" do Governo Dilma Rousseff, uma vez que não conseguiu evitar as falas de Cid Gomes no plenário da Câmara Federal.

Serenidade

"No Parlamento a gente precisa ter serenidade porque há nesse espaço todas as prerrogativas regimentais para o parlamentar ser amparado. O problema é que existe uma certa ambiguidade em virtude da presidente Dilma não ter conseguido uma interlocução que faça todas as articulações. Se existe culpado nessa história é a falta de diálogo da Presidência com o Congresso", afirmou o parlamentar.

No entanto, o tucano disse que há uma parte da população que quer, efetivamente, que o Parlamento desempenhe seu papel à altura do que o povo espera, destacando ele que o modelo político brasileiro é corresponsável por toda essa situação pela qual passa a representatividade política. "Temos 28 partidos aqui na Casa, e tudo isso vem gerando descontentamento, porque há partidos em que seus filiados talvez nem saibam qual sua linha partidária. Tudo isso gera instabilidade", frisou.

O petista Odorico Monteiro disse que o momento é de tentar se esforçar para minimizar os conflitos internos e harmonizar a governança da presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, a intenção, a partir de agora, é o dialogo entre Governo, Congresso e sociedade. Ele chegou a se inscrever para fazer a defesa do ex-ministro, no entanto, antes do momento da sua fala, Cid Gomes se retirou do plenário, após ter o microfone cortado por Eduardo Cunha.

Não agrediu

O parlamentar afirmou ainda que conversou com o prefeito de Sobral, Veveu Arruda (marido de Izolda), com o governador Camilo Santana e com Roberto Cláudio, prefeito de Fortaleza, ainda na quarta-feira, onde ficou acertado que Izolda Cela poderia ser um nome para substituir o ex-ministro. "Nós temos um nome à altura, que é a Izolda Cela. É o nome dela que estou defendendo como substituta, porque isso seria uma política de redução de danos frente ao prejuízo que isso veio causar com a ausência do Cid", afirmou.

André Figueiredo (PDT) não participou da sessão, pois estava em missão especial da Casa, mas disse que o ex-gestor foi "extremamente feliz" em suas colocações, uma vez que, em sua análise, não agrediu o Parlamento, mas somente "aqueles que se utilizam da política como forma de praticar achaque". De acordo com o pedetista, o Ceará perdeu um ministro, mas o Brasil saiu grande, uma vez que Cid Gomes "colocou o dedo na ferida", sendo um exemplo a ser seguido pelos demais, visando moralizar a política brasileira.

Figueiredo também afirmou que, logo que soube da queda do ministro da Educação, pensou no nome de Izolda Cela para o cargo. "Eu estava pensando que ela substituindo Cid seria fantástico", defendeu. Já Chico Lopes (PCdoB) disse que o bate-boca no plenário da Câmara refletiu apenas a divergência que existe, atualmente, entre Executivo e Legislativo. Para ele, o ex-ministro Cid Gomes ainda é o nome mais indicado para enfrentar a dificuldade pela qual passa a educação brasileira, ressaltando ainda que qualquer nome não teria a força dele.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados