NOTÍCIAS / BRASIL

Dilma volta a se reunir com líderes da base para se aproximar do Congresso

G1

09/03/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Em mais um gesto para mostrar à base de que deseja se aproximar do Congresso Nacional, a presidente Dilma Rousseff receberá no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (9) os líderes aliados no Senado, informou a Secretaria de Imprensa da Presidência.

O encontro é o segundo em um intervalo de cinco dias. Na semana passada, Dilma se reuniu com os líderes na Câmara e no Senado. A expectativa é que nessas reuniões ela apresente aos parlamentares os projetos prioriários do governo – como os que estão inseridos no plano de ajuste fiscal –, ouça deles como deverá ser o andamentos das propostas no Legislativo e delimite margens de negociação.

As reuniões com os líderes começaram um dia após o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), devolver ao governo a medida provisória 669/2015 que trata da desoneração da folha de pagamento das empresas. Para garantir a aprovação do texto, a medida foi reenviada pelo Planalto em formato de projeto de lei com pedido de urgência.

Os encontros com deputados e senadores dos partidos aliados no Palácio do Planalto, porém, começaram há algumas semanas. Responsável pela interlocução do governo com o Congresso, o ministro das Relações Institucionais, Pepe Vargas, participou de rodada de conversas com parlamentares das legendas da base para explicar as medidas de ajuste fiscal do governo e pedir apoio na votação delas.

No último dia 2, Dilma ofereceu jantar ao PMDB no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, do qual participaram ministros e parlamentares da legenda, além do vice-presidente da República, Michel Temer. Presidente nacional do partido, ele disse após o encontro que Dilma se reunirá semanalmente com os partidos que compõem o governo.

Líder nega 'crise'
Líder do governo na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE) negou que haja crise na base aliada. Após participar de reunião com a presidente Dilma e líderes no Palácio do Planalto, porém, Guimarães afirmou que o momento é de "pacificação" na relação entre ela e os deputados.

Consulta à base
Em meio a cobranças de partidos como o PMDB sobre a forma da presidente lidar com legendas que compõem a base, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE), comentou na semana passada que a chefe do poder Executivo se comprometeu a discutir todas as futuras medidas provisórias, projetos de lei e medidas do governo com os líderes aliados.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados