NOTÍCIAS / CEARÁ

Petrobras: Camilo diz que pode ir à Justiça cobrar prejuízos

DN online

09/03/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Alvo de ações judiciais de investidores insatisfeitos nos Estados Unidos, a Petrobras também poderá ser acionada na Justiça brasileira pelo Estado do Ceará. Em entrevista, o governador cearense, Camilo Santana, prometeu cobrar da petroleira na Justiça os prejuízos que o Estado teve com a refinaria Premium II, caso a estatal não reverta a decisão de encerrar os investimentos do empreendimento ou o governo estadual não encontre uma alternativa para viabilizar o projeto.

"Primeiro queremos que seja revista essa posição, (...) mas, caso a Petrobras não reveja e a gente não consiga encontrar alternativas, claro que vamos judicializar o processo. Vamos cobrar todo centavo de prejuízo que o Estado do Ceará teve", declarou. Santana destacou que as perdas ainda não foram calculadas. Segundo ele, esse cálculo é difícil, pois há "custos imensuráveis", como a instalação de cursos na Universidade Federal do Ceará (UFC) na área petroquímica e a construção de centros de capacitação de trabalhadores.

Números preliminares apontam que, somente com obras de infraestrutura, o governo do Ceará teria investido pelo menos R$ 657 milhões entre 2009 e 2014 para a instalação da refinaria, prevista para ser construída dentro da área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

A área onde o empreendimento seria erguido já estava cercada e pronta para o início da obra, quando a Petrobras anunciou que encerraria os investimentos nas refinarias Premium I (Maranhão) e II (Ceará), no balanço do terceiro trimestre de 2014.

No relatório, a estatal disse que a decisão se deu por conta dos resultados econômicos, baixas taxas de previsão dos mercados internos e externo, além da ausência de parceiro econômico para a implantação. Segundo o balanço, o encerramento dos dois projetos causou prejuízo de R$ 2,7 bilhões à petroleira. O documento destacava ainda o interesse da Petrobras em "reestruturar" os compromissos assumidos com os governos estaduais, agências reguladoras e órgãos envolvidos. Até agora, contudo, não houve nenhum contato nesse sentido.

Reunião

Para Santana, a Petrobras tomou uma decisão "unilateral", "que não concordamos". "O que nos surpreendeu foi a forma como foi tomada essa decisão. Soubemos pela imprensa", criticou.

Ele informou que já se reuniu com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, mas nenhuma resposta foi dada. O governador também aguarda resposta de pedido de audiência com a presidente Dilma Rousseff e com o novo presidente da estatal, Aldemir Bendine, para tratar do assunto.

Alternativa

O chefe do Executivo cearense reconheceu que, diante da atual situação de crise pela qual passa a Petrobras, a retomada do projeto está mais difícil. No entanto, ele defendeu como alternativa buscar investidores estrangeiros para viabilizar o empreendimento em parceria com a estatal. Em 2012, o ex-governador do Ceará e atual ministro da Educação, Cid Gomes, chegou a viajar para a Ásia em buscas de parceiros comerciais na Coreia do Sul para a instalação da refinaria Premium II, sem sucesso.

"Defendo sempre que haja primeiro o diálogo, e é isso que estou tentando. Se for por uma questão de a Petrobras não ter dinheiro, vamos buscar investidores fora. Vamos primeiro ir até o limite dessa discussão, para posteriormente tomar uma decisão judicial", diz.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados