NOTÍCIAS / CEARÁ

Protestos contra a não ida do secretário titular

DNonline

05/03/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Deputados da oposição só ontem souberam que o convite feito pela Assembleia não foi dirigido ao titular da Secretaria de Turismo FOTO: JOSÉ LEOMAR
Deputados da oposição só ontem souberam que o convite feito pela Assembleia não foi dirigido ao titular da Secretaria de Turismo FOTO: JOSÉ LEOMAR

A anunciada ausência do secretário de Turismo, Arialdo Pinho, em audiência pública para prestar esclarecimentos sobre as obras do Acquario Ceará, acontecida na tarde de ontem, foi criticada por diversos parlamentares, na parte da manhã, na sessão da Assembleia Legislativa.

O deputado Heitor Férrer (PDT) chegou a pedir que a reunião fosse cancelada e marcada para outro dia com a presença do secretário, enquanto Renato Roseno (PSOL) protocolou um requerimento convocando o gestor a prestar esclarecimentos. Para a reunião da tarde de ontem ele deveria ter sido convidado, o convite da Assembleia, porém, foi feito a outra pessoa daquela secretaria.

Férrer criticou a atitude do presidente da comissão de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços, Bruno Gonçalves (PEN), por ter convidado não o secretário, mas a secretária executiva de Turismo, Luciana Lobo. "Ou o secretário não vale nada, ou vale muito, a ponto de a comissão não dirigir a ele o convite para explicar o imbróglio do Acquario", criticou o parlamentar.

Segundo Carlos Matos (PSDB), que é integrante da comissão, um acordo foi feito entre o pedetista e o colegiado para que o convite fosse feito em nome da comissão de Turismo da Casa. "O requerimento do deputado Heitor não foi votado sobre a alegação de que teria sido feito esse acordo. Ocorre que fiquei surpreendido com a perda do objeto. Foi feito um requerimento para uma pessoa, e o convite foi feito a outra, não é a mesma coisa", apontou

O peessedebista afirmou que os deputados esperavam uma reunião com os líderes das pastas, que respondem diretamente sobre as decisões. "É um desrespeito ao Parlamento e aos parlamentares. Parece que não se quer esclarecer as coisas. Queríamos ouvir do secretário como estava a secretaria quando ele a recebeu, o que acontecerá se o empréstimo não for aprovado, se é possível fazer uma parceria público-privada", listou.

Verdade

Já Roseno ponderou que a sociedade quer ouvir do titular da pasta esclarecimentos a respeito dos processos que envolvem o equipamento e que os parlamentares têm a prerrogativa de convocar representantes de pastas estaduais. "Em se confirmando a ausência, só confirma a necessidade de convocarmos o secretário", apontou, destacando que a maior parte dos questionamentos seriam em relação a decisões e atos da gestão anterior. "Não há o que temer".

Roberto Mesquita (PV), por sua vez, ponderou que o deputado Bruno Gonçalves entrou em contato com o secretário e, ao saber que ele estaria em alguma missão e não poderia ir ao Parlamento, encaminhou o convite à subsecretária. "Não vamos colocar chifre em cabeça de cavalo. Os requerimentos não foram apreciados. O convite atende a um acordo com a presidência da Casa, não cabendo nenhum comentário a respeito do secretário", disse Mesquita.

O deputado João Jaime (DEM), apesar de lamentar a ausência do gestor, apontou ser necessário que o Governo apresente as explicações, seja por quem for. "Se é a subsecretária que vai prestar esclarecimentos e tirar nossas dúvidas, que seja ela. Queremos saber a verdade", apontou. "Espero que, de uma forma clara e honesta, ela diga por que já foi gasto mais de R$ 150 milhões do Tesouro com essa obra, quando deveria ter sido utilizado para socorrer as vítimas da seca".

Já o deputado Audic Mota destacou a certidão emitida pelo Senado confirmando que nenhum projeto relacionado ao Acquario Ceará tramitou naquela Casa do Congresso Nacional.

Legislador cobra apoio dos colegas para a obra

O debate em torno da paralisação e de supostas irregularidades na obra do Acquario motivou o vereador Gelson Ferraz (PRB) a defender o empreendimento no sentido do incremento financeiro na economia do Estado. Segundo ele, como o equipamento está localizado em Fortaleza, os vereadores da Capital devem discutir o assunto e realizar um movimento em favor da construção do equipamento.

Gelson adiantou ser a favor da investigação e punição para responsáveis por supostas ações que infrinjam a lei, mas destacou que a Capital precisa do turismo como atividade econômica, pois o movimento mobiliza todos os setores de serviço. "Como alguma pessoa em sã consciência se posiciona contra uma obra dessa envergadura? Em cidades onde esse tipo de investimento foi erguido houve aumento no turismo", aponta.

Ele sugeriu que os parlamentares façam um movimento em defesa do Acquario como já ocorreu em outras situações. Para o vereador, deve ser feito uma ampla campanha sobre a importância que a obra terá para a cidade e para a economia cearense. Ainda que seja uma obra do Governo do Estado está dentro do nosso quintal", enfatizou.

Segundo Gelson, é inaceitável que, depois de já ter sido iniciado o empreendimento e gasto dinheiro, o Acquario não seja concluído. "As agências de viagem já contam com isso para incrementar o pacote de viagem, eles sabem que haverá uma demanda maior de pessoas visitando a cidade", explica. Marcus Teixeira (PMDB) afirmou não concordar com abertura de uma CPI na Assembleia Legislativa sem que antes tenha uma apuração devida.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados