NOTÍCIAS / BRASIL

Perda do grau de investimento da Petrobras cresce e aumenta chance do Brasil ser rebaixado

O Povo

26/02/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Após a agência de classificação de risco Moody’s rebaixar a nota de crédito da Petrobras, de “grau de investimento” para “grau especulativo”, aumentou o temor de que o Brasil também tenha a sua nota de crédito rebaixada. Na prática, o “grau de investimento” é uma espécie de selo que classifica uma empresa como boa pagadora, enquanto o “grau especulativo” indica alta probabilidade de calote.

Embora, o rebaixamento já fosse esperado pelo mercado, no pregão de ontem na BM&FBovespa, as ações preferenciais da companhia (sem direito a voto) fecharam em baixa de 4,67%, e as ordinárias (com direito a voto) caíram 4,52%.

Em nota divulgada na noite de terça-feira, a Moody’s disse que o rebaixamento reflete a preocupação crescente com as investigações de corrupção, o atraso na entrega do balanço financeiro, e o alto peso da dívida da empresa ao longo dos próximos anos.

Por fim, a agência afirmou que as notas da estatal permanecem em revisão para possível rebaixamento. “O efeito imediato para Petrobras é que esse rebaixamento encarece ou inviabiliza a captação de recursos no mercado externo, e também dificulta futuros aumentos de capital e a emissão de títulos da dívida”, diz o economista Ricardo Eleutério, professor de economia internacional e de mercado de capitais.

Como a economia brasileira é altamente dependente da Petrobras, o seu rebaixamento tem potencial para prejudicar o desempenho nacional. Nas contas do governo, a cadeia de produção vinculada à companhia supera o equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB).

“A perda do grau de investimento é muito ruim para o Brasil, e pode afetar o risco soberano do País”, diz Eleutério. Para agravar ainda mais a situação da empresa, cerca de 70% de sua dívida corporativa, a maior do mundo, é em dólar, que está nos maiores patamares em 10 anos. Além disso, a petrolífera tem de tocar um dos maiores planos de investimento do setor.

Temor

Com grande peso no Ibovespa, o principal índice da bolsa paulista, há ainda o temor de que a queda do preço das ações da estatal afete a bolsa como um todo. O rebaixamento terá como consequência a saída de investidores, como fundos de pensão e de investimento, que não podem colocar dinheiro em ações e dívidas de empresas consideradas de alto risco de calote. 
 
Em relatório, Eduardo Velho, economista-chefe da gestora INVX Global Partners, disse que as agências Standard & Poor’s e Fitch também devem rebaixar a nota de crédito da empresa. Para Roberto Indech, analista da corretora Rico, o rebaixamento também pode sinalizar que a nota de crédito do Brasil será cortada. (com Folhapress)

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados