NOTÍCIAS / BRASIL

Catedral abre Campanha da Fraternidade hoje

18/02/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Nos últimos tempos, a Igreja Católica vem se renovando com atitudes que traz para mais perto de si a sociedade. A Campanha da Fraternidade (CF) 2015 busca discutir a abertura da Igreja Católica para o mundo. Neste ano, o tema será "Fraternidade: Igreja e Sociedade" e o lema, "Eu vim para servir". A ação é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em Fortaleza, a abertura ocorre hoje, Quarta-feira de Cinzas, na Catedral Metropolitana, às 18 horas, com a Celebração Eucarística de iniciação da Quaresma, presidida pelo arcebispo dom José Aparecido Tosi.
Padre Gilson Marques Soares, assessor para a CNBB Regional Nordeste I, justifica a escolha do tema. "É justamente pela comemoração dos 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II, quando a Igreja realiza sua abertura para o mundo e sociedade".

O evento foi uma conferência executada pela Igreja Católica para modernizar o Clero e atrair os cristãos afastados. Na época, papa João XXIII convocou sacerdotes de todas as partes do mundo para diversos encontros, debates e votações no Vaticano. O tema da campanha deste ano recorda os ensinamentos que anseiam fazer a Igreja mais atuante, participativa, consoladora, misericordiosa e samaritana.

Conforme o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, todas as pessoas que formam a sociedade são filhos e filhas de Deus. Por isso, os fiéis devem trabalhar para que as estruturas, as normas, a organização das estruturas sociais estejam a serviço de todos.
A Campanha da Fraternidade deste ano procura recordar a vocação e missão de todo os cristãos e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre a instituição e sociedade. "A Igreja não é para dentro de si. Ela abre as portas para o mundo, caminha com os desafios e realidades sociais, buscando alternativas para solucionar os problemas encontrados no decorrer do caminho", diz padre Gilson.
Comportamento

Com a escolha do papa Francisco, há cerca de dois anos, já nota-se uma grande diferença no comportamento dos leigos e sacerdotes também. Ocorreu nos últimos anos uma reaproximação maior de jovens e fiéis que estavam afastados da doutrina católica. Assim, o movimento tentará se infiltrar ainda mais em atividades que envolvam os atos caridosos e acolhedores com a população. "A fraternidade acontece a partir da Igreja, mas ela também necessita estar ligada com a sociedade", explica o assessor r para a CNBB Regional Nordeste I.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados