NOTÍCIAS / BRASIL

Renan ter mantido encontro com doleiro preso na operação Lava Jato

O Povo

10/02/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Renan Calheiros falou ontem com jornalistas e se disse tranquilo, apesar das denúncias
Renan Calheiros falou ontem com jornalistas e se disse tranquilo, apesar das denúncias

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), negou ontem ter mantido encontros com o doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava Jato da Polícia Federal. Renan disse que não conhece “nenhum desses” envolvidos no esquema de corrupção da Petrobras. “Sinceramente, a chance de que eu possa ter tido encontro com essa gente é zero. Absolutamente zero. Nenhuma chance”, afirmou.

O nome do peemedebista aparece na suposta lista de políticos envolvidos com o esquema de corrupção na Petrobras, mas Renan nega qualquer envolvimento com o esquema de desvio de recursos da estatal.

Os nomes dos políticos surgiram em depoimentos prestados à Justiça por Youssef e o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que firmaram acordos de delação premiada com a Justiça. Os dois estão presos desde o ano passado. Renan disse que não sabe quem é e “nunca ouviu falar” em Youssef, a não ser pelos jornais. “Não sei nem quem é. Não conheço nenhum desses”, disse o senador.

Em depoimento à extinta CPI da Petrobras no ano passado, a ex-contadora de Youssef Meire Poza disse ter tomado conhecimento de um encontro entre Calheiros e o doleiro em março do ano passado. Segundo ela, o doleiro iria captar R$ 25 milhões do Postalis, fundo de pensão dos Correios, para saldar dívidas de uma de suas empresas.

Poza afirmou que Youssef fez acordo com indicados do PT e do PMDB, que segundo ela controlam o fundo de pensão, para viabilizar a captação, mas teve que acertar com Calheiros “a ponta do PMDB”.

De acordo com Poza, o doleiro entrou em contato com o presidente do Senado para acertar a compra pelo Postalis de R$ 25 milhões em debêntures emitidos pela empresa de turismo Marsans, da qual Yousseff era sócio. A contadora afirmou ainda que a negociação nunca se concretizou porque Alberto Youssef foi preso dias depois do encontro com Renan.

Na época, a assessoria de imprensa do Postalis informou que, por decisão “eminentemente técnica”, a compra de debêntures não foi realizada. “Não havia nada na documentação analisada que pudesse ligar o papel aos senhores Paulo Roberto Costa e/ou Alberto Youssef”, informou o fundo.

O presidente do Senado nega as acusações, ao afirmar que nunca se encontrou com o doleiro.

Denúncias

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, vai indicar todos os políticos que serão investigados, incluindo os crimes de que são suspeitos, no bloco de denúncias e pedidos de abertura de apuração relativos à Operação Lava Jato que irá apresentar ainda este mês ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Quando os pedidos forem feitos ao Supremo, Janot revelará a lista com todos os denunciados e indiciados. Serão apresentadas denúncias contra políticos que o Ministério Público considera já ter provas de participação no esquema. (das agências de notícias)

SAIBA MAIS

Investigadores nos Estados Unidos

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e quatro procuradores da Operação Lava Jato chegaram ontem a Washington para reuniões com autoridades dos Estados Unidos. Janot teria um encontro pela manhã no departamento de Justiça americano com a subsecretária Leslie Caldwell e com Magdalena Boynton, diretora responsável por investigações criminais na América do Sul. À tarde, Janot e os procuradores iriam ao FBI, a polícia federal americana.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados