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Gasolina tem alta maior que a prevista e deve subir mais

O Povo

03/02/2015

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A gasolina está mais cara nos postos de combustíveis de Fortaleza e 

já alcança R$ 3,39. Na comparação com a semana passada, o aumento 

percentual fica entre 6,26% e 10,42%, superando a expectativa de 6% 

do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Ceará 

(Sindipostos). Os preços ainda podem aumentar à medida que os postos 

forem adquirindo combustível com valor mais alto.

 
Desde o último domingo, 1º, os consumidores começaram a pagar R$ 

0,22 a mais por litro da gasolina e R$ 0,15 para o de diesel, 

referente ao aumento dos tributos Programa de Integração Social 

(PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social 

(Cofins). O preço vai sendo reajustado de acordo com a compra de 

novos estoques de combustíveis, de acordo com o Sindipostos.


Os preços subiram para uma média de R$ 3,12 a R$ 3,39, de acordo com 

pesquisa realizada pelo O POVO nos postos de combustível. Na semana 

passada, a média era de R$ 3,07 a R$ 3,19, segundo dados da Agência 

Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Entre os 

postos, há uma variação de 9,25% no preço do diesel, que vai de R$ 

2,81 a R$ 3,07, de acordo com pesquisa do O POVO. “Os postos vão 

repassar o aumento que o Governo já anunciou”, explicou o presidente 

do Sindipostos, Vilanildo Fernandes. Além disso, cada bandeira é 

livre para ajustar preços.


A advogada Camila Almeida, 31, já está sentindo os preços mais 

altos. Ela passará a viajar menos para as praias nos finais de 

semana para economizar. “Estou me ajustando para não pagar tão 

caro”.


Inflação

O aumento nos preços dos combustíveis vai impactar decisivamente na 

inflação, de acordo com o professor do curso de economia da Unifor, 

Mário Monteiro. Ele explicou que a expectativa é de que a inflação 

feche o ano em um patamar de 7% a 7,5%.
 

A Petrobras não foi capaz de segurar o reajuste, como o Governo 

disse que seria. “A Petrobras não tem condição de segurar nada. Está 

sem caixa”. Monteiro explicou ainda que embora o barril esteja a US$ 

50 no mercado internacional, a Petrobras precisa recompor o caixa.


O preço poderia ser elevado mesmo que houvesse mais refinarias no 

Brasil, segundo o coordenador do curso de engenharia de petróleo da 

UFC, Rodrigo Vieira. Ele diz que cada refinaria tem particularidades 

e um tipo de subproduto. “A refinaria facilitaria a capacidade de 

processamento e precisaria importar menos”.


O aumento nos combustíveis se dá em duas fases. Nessa primeira, que 

começou no último domingo, a alta foi em PIS/Cofins. Em maio, a 

Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) passará a 

incidir. Mas não deve haver novo impacto nos preços, já que haverá 

revisão para baixo em PIS/Cofins. Isso acontece porque a Cide 

precisa de 90 dias, a contar da publicação da medida, para entrar em 

vigor.

 

SERVIÇO

Confira levantamento de preços da ANP


Saiba mais


Desde 1º de maio de 2013, o percentual obrigatório de etanol anidro 

combustível na gasolina é de 25%, conforme Portaria do Ministério da 

Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Resolução do Conselho 

Interministerial do Açúcar e do Álcool (Cima).


Os preços são livres nos postos de combustível e as distribuidoras 

são legalmente impedidas de exercer qualquer influência sobre eles. 

Há uma lei federal que impede as distribuidoras de operarem postos. 

Eles são, em regra, administrados por terceiros, que podem praticar 

margens variáveis conforme seus planos comerciais, já que os preços 

não são tabelados nem estão sob controle governamental.


O mercado da gasolina no Brasil é regulamentado pela Agência 

Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e pela Lei 

do Petróleo.Esta lei flexibilizou o monopólio do setor, tornando 

aberto o mercado de combustíveis.


O preço praticado ao consumidor é composto por três parcelas: 

realização do produtor ou importador, tributos e margens de 

comercialização. No Brasil, esta margem de comercialização equivale 

às margens brutas de distribuição e dos postos revendedores de 

gasolina. Há fatores como carga tributária, concorrência com outros 

postos na mesma região e a estrutura de custos de cada posto 

(encargos trabalhistas, frete, volume movimentado, margem de lucro 

etc.).

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