NOTÍCIAS / CEARÁ

Morre ator e diretor cearense Sidney Souto, aos 49 anos

O Povo

28/01/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Morreu na manhã desta quarta-feira, 28, o ator, educador e diretor teatral cearense, Sidney Souto, 49. O artista estava internado há quatro dias no Hospital São José, em Fortaleza, com um quadro de histoplasmose, e faleceu por volta das 7h.

Segundo Juliana Carvalho, amiga de Sidney e companheira de trabalhos, há três meses o ator manifestou alguns sintomas da doença, mas foi diagnosticado com pneumonia, o que dificultou o tratamento do problema.

Natural de Monsenhor Tabosa, município a 319 km de Fortaleza, iniciou os trabalhos no teatro a partir de 1988, com a montagem do infantil “Flicls”.

Sidney foi professor substituto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e dirigiu espetáculos como o Majestic Bar.

No ano passado, trabalhou com direção de espetáculos no Porto Iracema das Artes.
O último trabalho do ator no cinema foi com o longa-metragem A Lenda do Gato Preto, ainda sem data prevista para estreia, sob direção do também cearense Clébio Ribeiro. Recentemente, Sidney teve mais um filme aprovado. Em parceria com o diretor Márcio Câmara, com roteiro dele e de Márcio, o trabalho iniciaria as gravações ainda no primeiro semestre deste ano.

Sobre o profissional, a amiga Juliana ressalta, “além de grande ator, ele tinha um trabalho muito bonito e primoroso de direção, muita gente passou por ele, formou muitos atores. E também era pesquisador, um mestre mesmo, pesquisava muito o trabalho de ator. A contribuição dele para Fortaleza e para o Ceará foi muito importante”.

O secretário de Cultura de Fortaleza, Magela Lima, lamentou a morte precoce do ator e disse que era dono de um talento extraordinário. “Fez parte de uma geração de gigantes audaciosos do teatro de Fortaleza, tendo integrado a memorável Trupe Caba de Chegar e passado pelo Colégio de Direção Teatral em seu momento mais efervescente. Atualmente, tinha um diálogo muito produtivo com novos realizadores. Deixa um legado de dedicação e talento”, disse, em nota.

O corpo do ator será velado a partir desta tarde, no pátio interno do Theatro José de Alencar. A cerimônia deve se estender até a noite.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados