NOTÍCIAS / CEARÁ

Ano letivo na rede estadual começa hoje

26/01/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O secretário da Educação, Maurício Holanda, abrirá o ano letivo nesta segunda-feira, dia 26, às 7h30min, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Visconde do Rio Branco. O retorno às atividades acontece na maioria das escolas da Capital e do Interior. Durante o evento, o secretário irá ministrar uma aula para alunos da unidade de ensino. O calendário escolar é composto de 200 dias letivos, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e seguirá até final de dezembro.

A partir de 2015, para potencializar o ensino e a aprendizagem, alunos do Ensino Médio e profissionais da educação terão fortalecidas ações como Projeto Professor Diretor de Turma, ProEMI/Jovem de Futuro, a preparação dos alunos para o Enem, a Aprendizagem Cooperativa e o
e-Jovem. A rede estadual matriculou 370 mil alunos em 700 escolas, das quais, 168 estão em Fortaleza.

Sobre os Projetos:
Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI)/Jovem de Futuro Visa mobilizar alunos, professores e famílias em torno de metas pactuadas para um mesmo objetivo: garantir que os jovens entrem, permaneçam, tenham bom desempenho e terminem o Ensino Médio com sucesso. Está presente em 393 escolas estaduais.

Projeto Professor Diretor de Turma
Um professor de qualquer disciplina em uma determinada turma de Ensino Médio assume o compromisso de responsabilizar-se por estes alunos. O profissional media o relacionamento entre estudantes e professores da turma, núcleo gestor, família e comunidade escolar. 85% das escolas estaduais desenvolvem a iniciativa.

Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem
Tem como finalidade mobilizar e preparar os estudantes para que possam fazer o Enem com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. Em 2007, 707 alunos foram aprovados para faculdades públicas. Esse número passou para 1.401, em 2012, e 2.638 em 2013. Já a entrada na universidade pública ou particular através de vestibular ou do ProUNi alcançou nos anos de 2011, 2012 e 2013, respectivamente, os seguintes números: 4.787; 7825 e 11.200.

Aprendizagem Cooperativa
A aprendizagem cooperativa é uma metodologia que prevê a interação entre estudantes como dinâmica para promover não somente a aprendizagem de conteúdos, mas também para estimular o desenvolvimento das competências interpessoais necessárias ao agir cooperativo. A Secretaria conta com a parceria da UFC.

e-Jovem
Oferece formação complementar em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) a jovens egressos e alunos do Ensino Médio das escolas estaduais de ensino e alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais, possibilitando sua qualificação e a consequente inserção no mundo do trabalho, enfatizando o protagonismo juvenil e o empreendedorismo.

* Com informações da SEDUC


DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados