NOTÍCIAS / ESPORTES

Após críticas e polêmicas, Estádio Coliseu de Alto Santo será inaugurado

19/12/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Após cinco anos de obras, polêmicas na imprensa nacional devido ao alto investimento e aterramento de reservatório de água, bem como destaque na mídia por reproduzir o antigo anfiteatro de Roma, o Estádio Coliseu de Alto Santo finalmente será inaugurado, ou melhor, pré-inaugurado. A data prevista é 18 de janeiro de 2015, com jogo entre Quixadá e Fortaleza, às 16 horas, horário que deverá ser confirmado pela Federação Cearense de Futebol.  O jogo será válido pelo Campeonato Cearense Série A 2015.

As críticas nacionais se deram devido ao alto investimento na obra, com valor divulgado de R$ 1,3 milhão, dividido entre Governo Federal e Prefeitura. O argumento é que enquanto se investe em uma réplica do Coliseu de Roma, com capacidade para receber 20 mil pessoas, número maior do que o total de habitantes do município (16 mil), a cidade e região precisa de financiamentos para áreas prioritárias, como saúde e educação, e sofrem com estiagem há quatro anos. A obra foi criticada por ser construída em um espaço onde existia um reservatório de água, sendo preciso aterrá-lo. Em entrevista concedida à Folha de São Paulo, o ex-prefeito Adelmo Aquino justificou dizendo que a falta d’água não é problema, pois dois grandes açudes abastecem a cidade com grande volume de água, o Castanhão e a Barragem do Figueiredo.

Apesar das críticas, a Prefeitura de Alto Santo vai realizar a pré-inauguração do grandioso projeto, de iniciativa do ex-prefeito e continuado pelo atual gestor José Iran Paulino. Na manhã de hoje, nossa equipe tentou falar com o prefeito José Iran, mas o celular estava fora da área de cobertura ou desligado. Então conversamos com o secretário de Esporte de Alto Santo, Márcio Bezerra, que disse se sentir muito feliz, não como secretário, mas como ser humano, por a cidade ter um estádio de futebol.

Márcio também falou sobre as críticas da imprensa nacional, quando publicou que Alto Santo construía um gigantesco estádio, sendo que a cidade não possui time de futebol.   “As pessoas não sabem que quando fomos iniciar a obra tínhamos um time. Nos anos de 2007 e 2008 os atletas saíam de Alto Santo para treinarem na cidade vizinha, em Russas, devido a nossa falta de estrutura”, disse. Hoje o time não existe mais, mas o estádio garante espaço para práticas esportivas de 200 crianças e adolescentes, com idades entre 9 e 17 anos, através de escolinhas de futebol do Programa Segundo Tempo. “A melhor coisa é quando lhe perguntam onde está seu filho e você diz que está no campo, praticando esporte, e não na rua usando drogas”, disse explicando a importância do equipamento para a cidade.

De acordo com o Secretário, a obra não será inaugurada, o jogo será uma pré-inauguração, pois o prefeito da cidade pretende entregar o estádio somente quando estiver 100% das obras concluídas, com show gospel previsto também para 2015. Ele disse que o Estádio Coliseu está com 90% da construção finalizada. O equipamento dispõe de arquibancada concluída, com capacidade para seis mil pessoas, e estão em fase conclusivas quatro vestiários, oito cabines de imprensa, 12 banheiros e quatro bares. O gramado existe há cinco anos, é mantido pela Administração Municipal e nunca recebeu um evento.

Márcio disse que o projeto arquitetônico inicial teve que ser alterado, e isso atrasou a conclusão da obra, pois estava prevista apenas uma entrada/saída, e precisou abrir mais duas, para a segurança do torcedor. Sobre as críticas da arquibancada, esclareceu que a imprensa nacional se equivocou, pois o projeto inicial apresenta arquibancada apenas para seis mil pessoas e não 20 mil como foi divulgado. “Os 20 mil lugares seriam no futuro, caso houvesse necessidade, uma ideia do ex-prefeito que tem visão futura”.

Sobre o aterramento do reservatório para a construção do Coliseu, o gestor esportivo confessou que realmente existia uma lagoa, mas que a água não servia para consumo ou uso humano. “Era um espaço aberto, com água suja, que servia apenas para criação de porcos e banho de animais”. Na opinião dele, a imprensa nacional fez todo esse alarde para prejudicar a reeleição da presidenta Dilma Rousseff, já que a maior parte da obra é custeada pelo Governo Federal e as notícias foram publicadas antes das eleições. “Depois das eleições, nunca mais vieram aqui”, completou.

É grande a expectativa para a pré-inauguração do Estádio, com a realização do jogo. O assunto é bastante comentado nas redes sociais. O equipamento se tornou um ponto turístico, quem passa no local pára para admirar e fotografar. Segundo as informações da Prefeitura, apesar da beleza e grandiosidade da fachada, a parte interna é simples, sem luxos, como qualquer outro equipamento esportivo.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados