NOTÍCIAS / CEARÁ

Leitura reduzirá penas de detentos

Diário do Nordeste

05/12/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Líder do Governo na Assembleia Legislativa, José Sarto discordou dos deputados que chamaram a remição da pena de premiação aos detentos FOTO: FABIANE DE PAULA
Líder do Governo na Assembleia Legislativa, José Sarto discordou dos deputados que chamaram a remição da pena de premiação aos detentos FOTO: FABIANE DE PAULA

 A proposta do Governo que regulamenta a redução da pena de presos do sistema carcerário do Estado através da leitura foi aprovada, na manhã de ontem, na Assembleia Legislativa. A nova lei estabelece que, a cada livro comprovadamente lido, o encarcerado possa abater quatro dias da pena a qual foi condenado, havendo o limite de 12 livros por ano, um a cada mês. Dessa forma, o preso poderá remir de sua pena até 48 dias por ano.

A regulamentação, articulada pela secretária da Justiça e Cidadania Mariana Lobo, atende à recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para cumprimento da lei federal de Execução Penal, que instituiu a remição da pena pelo trabalho e estudo. Além do Paraná, só o Ceará aprovou a regulamentação da norma, que já é válida para os presídios federais.

De acordo com a nova lei, os presidiários poderão diminuir a pena através da leitura mensal de obra literária, clássica, científica ou filosófica, pré-selecionada por uma comissão de servidores da Secretaria da Educação (Seduc). Para abater a pena, o preso deverá comprovar a leitura por relatório ou resenha, a ser feito na presença de pelo menos um membro da comissão. A nota deve ser maior ou igual a seis.

Apesar de a matéria ter causado polêmica na Casa desde a semana passada, apenas dois dos 28 deputados presentes votaram contra a aprovação do projeto: Heitor Férrer (PDT) e Danniel Oliveira (PMDB). Outros parlamentares que já haviam se posicionado contra o projeto, como Ely Aguiar (PSDC) e João Jaime (DEM), faltaram a sessão de ontem, o que demonstra falta de unidade da oposição na Casa.

Ponderando entender que o projeto se tratava de uma regulamentação de lei federal, Heitor afirmou ser contra todo o mérito da matéria, uma vez que considera que a leitura e outros projetos de ressocialização de presos devem ser obrigatórios, e não premiados. "Os criminosos, com um ano e oito meses, já estão soltos. E eu ainda diminuir essa pena porque ele vai ler livros?", questionou Férrer.

Fragilidade da legislação

Tin Gomes (PHS) corroborou o posicionamento do colega no que diz respeito à fragilidade da legislação penal do País e cobrou que a reforma penal saia antes da reforma política. Ele ponderou que a Assembleia não tem capacidade de alterar o mérito da matéria, por se tratar de uma lei federal, e defendeu a aprovação da regulamentação.

Já Ferreira Aragão (PDT), que anunciou ser pós-graduado em Direito Penal, afirmou que a lei dá a oportunidade de os detentos serem ressocializados nas unidades prisionais. "A matéria é boa demais, voto com consciência tranquila. Não nos interessa fabricar feras dentro do presídio, temos interesses em formar cidadãos", apontou.

O líder do Governo na Casa, José Sarto (PROS), rebateu a acusação de que o projeto premia o preso, alegando que o incentivo à leitura é uma forma de dar nova chance de ressocializar os detentos. "Emprestando as palavras de Mário Quintana, os livros não mudam o mundo. As pessoas mudam o mundo. Os livros mudam as pessoas".

Danniel Oliveira também se posicionou contra todo o mérito da matéria e defendeu que a medida não fosse válida em casos de crimes hediondos. "É uma medida para diminuir a população carcerária, não para ressocializar o preso", apontou.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados