NOTÍCIAS / BRASIL

Analfabetismo caiu com mais rapidez entre pretas e pardas

02/11/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

 A taxa de analfabetismo caiu de forma mais acelerada entre as mulheres pretas e pardas entre 2000 e 2010, segundo divulgou ontem o IBGE. Apesar disso, o indicador para ambas ainda é mais do que duas vezes maior do que o entre as mulheres brancas.

No ano 2000, das mulheres brasileiras com mais de 15 anos 12,9%, não sabiam ler nem escrever. O percentual caiu para 9,1% em 2010, aumentando a vantagem que já era observada em relação aos homens, que tiveram redução de 13% para 9,8%. Entre as brancas, a taxa diminuiu de 8,6% para 5,8%.

Quanto as pretas, a queda se deu de forma mais intensa, de 22,2% para 14%. Mas o patamar ainda permanece 8,2 pontos percentuais acima das brancas. As pardas também tiveram redução mais expressiva que as brancas, de 17,9% para 12,1%.

Com a redução, a taxa de analfabetismo entre as pretas passou a ser menor que a dos homens que se declararam da mesma cor, de 20,9% para 14,2%. O analfabetismo entre os pardos também foi menor.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados