NOTÍCIAS / CIDADE

Russas: Inaugurada Ong Abrace-Transformando Vidas de combate ao câncer

Ricardo Torres

02/11/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Padre Claudio ao lado da diretoria da Abrace, após bênção das instalações
Padre Claudio ao lado da diretoria da Abrace, após bênção das instalações

Na noite desta sexta(31) a cidade de Russas deu um grande passo na luta de combate e prevenção ao Câncer. A iniciativa é da Ong Abrace- Transformando Vidas, que abriu suas portas ao publico.

Para marcar o momento uma caminhada foi organizada e reuniu centenas de pessoas que saíram da praça do estudante, com chegada na sede da Abrace na Vila Matoso, 82.
A Ong pretende ajudar pacientes, parentes e amigos de portadores de câncer, bem como trabalhar a divulgação e mobilização pela prevenção, que é um dos pontos mais importantes de toda luta contra o câncer.

Pronunciamentos de pessoas que venceram a doença, outras que lutam no momento deram  o tom da emoção do momento vivido pelos presentes.

Como primeira ação, a ong já lançou com os homens presentes a campanha, Novembro Azul, com o objetivo de orientar a população masculina sobre a importância do exame de toque retal e PSA para diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. Pesquisa* realizada pelo Datafolha para a SBU, em 2009, constatou que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame.

De acordo com o presidente da SBU, Aguinaldo Nardi, cerca de 30% dos pacientes do SUS são diagnosticados com câncer de próstata já avançado. Se forem descobertos no início, 90% dos casos são curáveis. “Um a cada seis homens terá câncer de próstata e 1 a cada 36 morrerá da doença”, afirma Nardi. De acordo com ele, falta uma porta de entrada para o paciente masculino.

A Ong Abrace é presidida por Silvia Mascarenhas.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados