NOTÍCIAS / CEARÁ

Maria Iracema Vale é eleita presidente do Tribunal de Justiça do Ceará

24/10/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) elegeu, na tarde desta quinta-feira (23/10), por aclamação, a nova administração do Poder Judiciário estadual para o biênio 2015/2017. Foram escolhidos a desembargadora Maria Iracema Martins do Vale (presidente), Francisco de Assis Filgueira Mendes (vice) e Francisco Lincoln Araújo e Silva (corregedor-geral).

Ao felicitar os novos dirigentes, o presidente do TJCE, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, desejou sucesso e disse que “são três pessoas honradas que vão assumir, a partir de janeiro, todo o encargo de gerir os destinos deste Tribunal”.

Também destacou que “muitas pedras estarão no caminho, mas que todos têm o discernimento suficiente e a competência para superar os entraves que lhes apresentarem”. Acerca da eleição, ressaltou que o fato de ter sido por aclamação, “nos deixa felizes porque mostra que o Tribunal trilha um caminho unido”.

Sobre a desembargadora Iracema, definiu como uma pessoa dócil, mas de personalidade determinada e firme. Quanto ao desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes, enalteceu a elevada bagagem cultural e afirmou que “a investidura na vice-presidência do Tribunal só vai enriquecer a gestão. É um homem sério, honrado”.

A respeito do corregedor eleito, desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, descreveu como um homem ponderado, sério, de fácil diálogo. “Tenho toda certeza que fará da Corregedoria Geral da Justiça um espelho da sua personalidade”.
Ao tomar a palavra, a presidente eleita assinalou que esta é uma “data de festejo, de grande emoção e também de muita responsabilidade”. Sobre a nova gestão, disse que será de muito diálogo. “Vou trabalhar de braços dados com a magistratura de 1º Grau, com os desembargadores e servidores dessa Casa, pedindo a Deus que me ajude”.

Agradeceu ainda aos magistrados, familiares e servidores pela confiança depositada.
O desembargador Mendes lembrou que “será uma missão árdua”. Dentre as ideias que pretende defender, com o apoio da presidente, citou a motivação da carreira. “A magistratura tem que ter um planejamento de revigoramento, temos que exaltar a meritocracia, temos que fazer da nossa Escola de Magistratura a imponência que ela sempre teve”.

Na nova gestão, Francisco Lincoln prometeu “levar trabalho e seriedade para a Corregedoria que hoje não é mais aquela que amedrontava juízes nas comarcas. Hoje, a Corregedoria serve mais na orientação e disciplinamento do que órgão sancionador de condutas”.

Ao parabenizar os eleitos, a desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda exaltou a condução da sessão no Pleno e definiu como um momento histórico e marcante para a magistratura. “Quero falar da expectativa positiva e da esperança que nós depositamos na segunda mulher a assumir a Presidência do Tribunal de Justiça e a primeira do quinto constitucional a chegar à Presidência, carregando dentro de si uma bagagem de gestão muito importante”.

Gestão
Os desembargadores eleitos assumirão em janeiro de 2015 e ficarão nos cargos por dois anos. O TJCE tem 43 desembargadores, mas participaram da eleição 41. As duas ausências foram em decorrência de férias e licença de saúde.

A atual direção é formada pelos desembargadores Luiz Gerardo de Pontes Brígido (presidente), Francisco Lincoln Araújo e Silva (vice-presidente) e Francisco Sales Neto (corregedor). Os magistrados ocupam os cargos desde janeiro de 2013 e terminam os mandatos em janeiro do ano que vem.

* Com informações do TJ/CE

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados