NOTÍCIAS / CEARÁ

Incêndios em vegetação têm aumento de 63%

Diário do Nordeste

21/10/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
O Parque do Cocó, que foi atingido por fogo na semana passada, é um dos pontos recorrentes de incêndios em Fortaleza Foto: Kiko Silva
O Parque do Cocó, que foi atingido por fogo na semana passada, é um dos pontos recorrentes de incêndios em Fortaleza Foto: Kiko Silva

 De janeiro a setembro deste ano, o Ceará já registrou 1.168 incêndios de vegetação como o que, na semana passada, atingiu o Parque do Cocó, em Fortaleza. Nos nove meses, a média é de quatro ocorrências a cada 24 horas no Estado. Se comparada a 2013, a incidência dos sinistros cresceu 63% neste ano, já que no igual período do ano passado foram 714 incêndios. A situação deve piorar. Isto porque os focos de incêndio crescem em setembro, outubro e novembro, devido à baixa umidade do solo e do ar, elevação da temperatura e alta velocidade do vento.

Em 2013, de janeiro a agosto, segundo a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), foram contabilizados 470 incêndios de vegetação no Estado. Em setembro, outubro e novembro, foram 667 ocorrências. Se comparados os incêndios ocorridos em setembro de 2013 com o igual período deste ano, houve aumento de 38,9%. Em 2013, foram 244 ocorrências. Neste ano, 339. Não há um balanço dos números deste mês.

O Ceará tem 1.917 focos de calor monitorados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Esses pontos podem se tornar focos de incêndio. Quixadá lidera a lista, com 54 focos, seguido por Caucaia, com 52. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que o número de queimadas entre setembro e outubro deste ano, no Estado, já ultrapassa o contabilizado durante os oito primeiros meses de 2014. Segundo o Inpe, foram 368 queimadas de janeiro a agosto e 396 em setembro.

O meteorologista supervisor da Unidade de Tempo e Clima do Núcleo de Meteorologia da Funceme, Raul Fritz, explica que o aquecimento das águas do Oceano Pacífico faz com que, neste mês, a temperatura máxima esperada no Estado seja de 32ºC. Porém, já chegou a 34ºC na Capital e até 38ºC no Interior.

Além disso, Fritz afirmou que a umidade do solo no Estado, neste período, é praticamente zero. Em Fortaleza, a situação é mais amena devido à faixa litorânea leste, que segundo o meteorologia, recebe algumas chuvas de efeito de brisa.

A incidência e a proporção dos incêndios de vegetação também são influenciadas pela velocidade do vento, que neste mês, em média, têm rajadas de 29 Km/h em Fortaleza. Em agosto e setembro, a velocidade média chegou a 33Km/h e 32Km/h, respectivamente. Nos próximos dois meses, os ventos podem chegar a 27Km/h e 25Km/h. A diferença da velocidade média registrada agora chega a ser de 10Km/h da contabilizada em março e abril.

Prevenção

Desde 2004, o governo do Estado tem o Programa Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna). Um satélite meteorológico mede as áreas com focos de calor que podem vir a incendiar. Segundo Fritz, esta é uma eficaz ferramenta de prevenção. Porém, carece de investimento e aprimoramento.

Ele explicou que o equipamento mede a temperatura de brilho, que é diferente da emissão comum e não tem como comparar com a escala de graus Celsius usada convencionalmente. Segundo o meteorologista, órgãos como Corpo de Bombeiros, Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) têm acesso aos dados dos focos de calor e podem atuar preventivamente.

"Os incêndios de maior porte são antecipados pelo satélite, mas carecemos de informações sobre os pequenos", diz. Para o meteorologista, o ideal é que o Estado tenha equipes de brigadista que combatam o possível fogo antecipadamente ou imediatamente após ser detectado.

O relações públicas do Corpo de Bombeiros do Ceará, coronel Ricardo Rodrigues, diz que além das ações da natureza, o fator humano contribui com as queimadas de terreno para plantio - comum na área rural - e com a queimada de lixo em vegetações - recorrentes na área urbana.

O coronel informou que o Corpo de Bombeiros reforça o trabalho educativo nesta época do ano, como palestras e debates junto às comunidades agrícolas no Estado. As tropas também recebem reforço de bombas costais para conter os incêndios.

Em Fortaleza, os parques do Cocó e Adahil Barreto, os bairros Jangurussu e Parque São José, segundo o coronel, são pontos recorrentes de incêndios. Nas áreas de proteção, a fiscalização é executada pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental. O coronel ressalta que quem faz queimadas comete crime ambiental, além de assumir criminalmente que está pondo em risco o patrimônio alheio.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados