NOTÍCIAS / POLÍTICA

Dilma tem vantagem numérica pela 1ª vez

21/10/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Pela primeira vez em uma pesquisa do instituto Datafolha no segundo turno, a presidente Dilma Rousseff (PT) aparece numericamente à frente do candidato Aécio Neves (PSDB). O levantamento divulgado ontem mostra que eles continuam tecnicamente empatados.

Em votos totais, Dilma tem 46% (antes tinha 43%), contra 43% de Aécio, que tinha 45% na pesquisa anterior. Brancos e nulos somam 5%. Outros 6% dizem estar indecisos.

Considerando apenas os votos válidos (descartados votos brancos ou nulos e indecisos), a presidente tem 52%, três pontos percentuais a mais do que nas duas pesquisas anteriores. Já o tucano caiu de 51% para 48%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, ambos estão tecnicamente empatados.

Aprovação

A pesquisa mediu ainda a aprovação ao governo Dilma. Dos entrevistados, 42% julgam a administração petista boa ou ótima. Outras 20% classificam o governo como ruim ou péssimo. Aqueles que dizem que a gestão atual é regular somam 37%.

O Datafolha ouviu 4.389 eleitores em 257 municípios. Todas as entrevistas foram feitas ontem. O nível de confiança do levantamento é de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR 01140/2014. Na reta final da campanha, pelo menos nove pesquisas eleitorais para presidente serão divulgadas nesta semana. Os levantamentos foram registrados no TSE pelos Institutos Ibope, Datafolha, Vox Populi e Sensus.

Vox Populi

O levantamento Vox Populi divulgado ontem mostrou Dilma com vantagem numérica contra Aécio um pouco maior do que na semana passada, mas a situação de empate técnico continua. Segundo a pesquisa encomendada pela TV Record e realizada sábado e domingo, Dilma tem 46% contra 43% de Aécio.

Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, os dois estão em empate técnico. Na semana passada, a vantagem da presidente era de 45% a 44%.

Punições

O TSE decidiu conceder liminares para cassar o tempo de propaganda dos dois candidatos à Presidência. O tribunal tirou ontem 6 minutos e meio de inserções dos dois candidatos na TV: Dilma perdeu 4 minutos na TV e Aécio, 2 minutos e 30 segundos. Foi a punição mais dura da Corte Eleitoral às vésperas do segundo turno é uma resposta à insistência das campanhas presidenciais de continuar com ataques.

f


DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados