NOTÍCIAS / NEGÓCIOS

Madeira de demolição produz movelaria de alto padrão

Ellen Freitas

21/10/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Rústico, moderno, ecologicamente correto. Para fazendas, casas e apartamentos, a tendência dos "móveis de demolição"' está caindo no gosto dos clientes e abrindo oportunidades de negócios na praia de Porto das Dunas, em Aquiraz. A loja Carro de Boi, especializada nesse tipo de movelaria, trouxe um pouco da tradição da mobília mineira para o Estado do Ceará e mostra as vantagens das peças que têm como principal característica a durabilidade.

Os conhecidos móveis de demolição não são peças usadas, como algumas pessoas costumam confundir. Eles são produzidos com madeiras advindas de alguma demolição, as quais eram construídas com madeiras nobres como aroeira, peroba-rosa e angico. Essas matérias primas não se encontram mais disponíveis na natureza para a comercialização - as poucas que existem são espécies de conservação - e devido ao seu tempo de desenvolvimento é considerado inviável seu reflorestamento para o uso comercial.

Variedade

As chamadas madeiras nobres utilizadas para produção desses móveis saem diretamente de áreas de demolição para as mãos de designers e passam por um processo detalhado de criação. Atualmente, a região mineira é uma das mais conceituadas na fabricação desses produtos e é onde a loja em Aquiraz busca suas peças.

Para a empresária Ana Cláudia Bonavides, uma das proprietárias da Carro de Boi, o que surpreende é a durabilidade das peças e a forma como a madeira é reutilizada, representando uma nova tendência do estilo de vida das pessoas. "São madeiras puras e duráveis. A produção das peças é ecologicamente correta, o que não encontramos mais na maioria dos móveis hoje em dia. Muitos desses móveis que são produzidos são bonitos, mas são pouco duráveis. Móveis feitos com madeira de demolição chegam a durar 30, 40 anos e passam por gerações nas família. Ele acaba se tornando mais que um bem material", avalia.

Na loja, o cliente pode encontrar uma vasta linha de artigos como aparadores, mesas, criados mudos, armários, baús, cômodas, cristaleiras, bancos, poltronas, dentre outros. Uma das peças vedetes da loja é uma mesa de jantar toda em madeira, no formato de um peixe. As peças atendem do rústico ao moderno, combinando com vidros, o que deixa o ambiente aconchegante e requintado.

Aberta em 1999 como Carro de Boi e em seguida mudando o nome para Torém, a loja ficou fechada por cinco anos, tempo em que os proprietários, Márcio e Ana Cláudia Bonavides, foram tratar de outros projetos pessoais em São Paulo. Em dezembro de 2013, retornaram a Fortaleza e reabriram a loja, resgatando o primeiro nome, Carro de Boi, com viés regional, o que caracteriza a loja atualmente.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados