NOTÍCIAS / CEARÁ

Casos nacionais de febre 'prima da dengue' já chegam a 211 no Brasil

Diário do Nordeste

10/10/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

 No Brasil, o número de casos registrados de febre chikungunya, vírus "primo da dengue", já subiu para 211. Desses, 38 são infecções "importadas" de outros países e 173 são casos de transmissão nacional. Até a quarta-feira da semana passada (1), eram 41 casos nacionais e 38 importados.

No boletim divulgado na noite desta quinta-feira (9), o Ministério da Saúde informou que mudou a forma de registrar os casos - não mais sendo necessária confirmação laboratorial; nos locais onde já se confirmou a presença do vírus, agora basta identificação pela análise clínica do paciente.

Até agora, a maioria dos casos nacionais foram registrados em Feira de Santana (BA), que tem notificados 156 casos; os demais 17 estão concentrados em Oiapoque (AP).

A chikungunya tem sintomas semelhantes com a dengue, que incluem febre e dores no corpo, mas tende a acarretar menos casos graves que a "prima". A forma de transmissão é a mesma, pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, e a prevenção da chikungunya também é feita reduzindo-se a população de vetores.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados