NOTÍCIAS / POLÍTICA

Camilo demonstra mais chances de vitória em primeiro turno, diz especialista

Ricardo Torres

02/10/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

 Em artigo enviado ao Blog Elomar de Lima, o especialista em campanhas eleitorais e estudioso do comportamento do eleitorado cearense Fabner Utida avalia a última pesquisa O POVO/Datafolha. Confira:
Avaliando a performance das duas candidaturas em todas as pesquisas realizadas pelo O POVO/Datafolha, acerca da disputa para o Governo do Estado do Ceará, podemos perceber claramente que o candidato da situação, Camilo Santana, demonstra mais chances de vitória em primeiro turno.
Na primeira rodada de pesquisas, realizadas entre os dias 11 e 13 de agosto, o candidato Eunício Oliveira tinha a impressionante vantagem de 28 pontos e uma rejeição de apenas 16 pontos, enquanto o candidato Camilo Santana apresentava uma forte rejeição de 30 pontos.
Na rodada seguinte, duas semanas depois, a distância entre eles havia recuado 18 pontos, apresentando uma distância de 10 pontos, com queda de 6 pontos de Eunício e crescimento de 12 pontos de Camilo. Uma outra grande novidade desta rodada foi a incrível queda da rejeição de Camilo para 20 pontos.
Quando observamos então, a rodada dos dias 18 e 19 de setembro, percebemos a estabilização temporária de Eunício e um novo crescimento de Camilo. A distância agora era de 7 pontos.

A surpresa desta última rodada dos dias 29 e 30 de setembro, ficou por conta da constatação do viés de piora do quadro de Eunício e consolidação do quadro positivo de Camilo, observando-se é claro, o fato de que se configurou pela primeira vez um empate técnico das duas principais candidaturas.
Além da queda de dois pontos de Eunício, frente ao crescimento de 3 pontos de Camilo, a rejeição de Camilo apresenta estabilização com levíssimo viés de queda, enquanto a rejeição de Eunício demonstra consolidar um viés de alta.
Avaliando a curva e os fatores estruturais e conjunturais das duas candidaturas, percebe-se que a campanha de Camilo Santana chega nesta reta final com mais vigor de crescimento.
Camilo tem um número muito superior de prefeitos aliados (incluindo o prefeito de Fortaleza), conta com uma campanha com pelo menos seis frentes operacionais simultâneas (Candidato, Mulheres, Programa de Governo, Cultura, Izolda, Ciro Gomes/Lideranças, Cid Gomes/Colégios Estratégicos), um governador bem avaliado, uma campanha profissionalmente conduzida, um marketing científico, dentre outros.
Todos estes fatores somados nos levam a considerar que, mantidas as mesmas condições de temperatura e pressão, Camilo deve chegar em primeiro lugar no dia 5 de outubro.
Acredito que a grande incógnita desta eleição para governador do Ceará deve ficar mesmo para a questão se veremos ou não uma nova disputa em segundo turno.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados