NOTÍCIAS / POLÍTICA

Governo publica lei de abertura de crédito para construção de hospital do Vale do Jaguaribe

O povo

02/10/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O Governo do Ceará publicou no Diário Oficial do Estado de ontem, 1º, a Lei Nº 15.688, de 23 de setembro de 2014, que autoriza a abertura de crédito especial de R$ 3 milhões para a construção do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe. Os recursos para atender às despesas previstas na lei decorrem da anulação orçamentária do programa de Comunicação Institucional e Apoio a Políticas Públicas da Casa Civil.

De acordo com a publicação, o governador fica autorizado a aumentar em até 25% o valor crédito especial aprovado. Esse será o 4º Hospital Regional construído no Interior. Com a obra, o Governo do Estado cria a 5ª Macrorregião de Saúde do Ceará. As outras estão localizadas na Capital, com o Hospital Geral de Fortaleza; no Cariri, com o Hospital Regional do Cariri; Hospital Regional Norte, em Sobral; Hospital Regional do Sertão Central, na cidade de Quixeramobim. O quinto deve ser construído na Região Metropolitana de Fortaleza, na cidade de Maracanaú.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará, a localização do hospital está em discussão. De acordo com a assessoria, a prioridade de escolha do local deve levar em conta a menor distancia entre os municípios e as cidades com maior número de habitantes.
Macrorregiões de Saúde
A nova macrorregião de saúde tem 532.302 habitantes dos municípios de Limoeiro do Norte, Alto Santo, Ererê, Iracema, Jaguaribara, Jaguaribe, Potiretama, Pereiro, Quixeré, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte – que integram a 10º Região, Aracati, Fortim, Icapuí, Itaiçaba – 7º Região, e Jaguaretama, Jaguaruana, Morada Nova, Palhano e Russas – 9º Região. A região mais populosa é a de Limoeiro do Norte, com 222.195 habitantes, em seguida vem a de Russas, com 196.063 habitantes, e Aracati, com 114.048 habitantes.  Juntas, têm 6,1% da população do Ceará, que segundo dados do IBGE de 2013 totaliza 8.778.575.

No governo Cid Gomes, com a criação da 5º macrorregião de saúde e a construção do Hospital Regional do Litoral Leste/Jaguaribe, a redução da demanda de pacientes do interior chega a 18,8%, calcula a coordenadora de políticas e atenção à saúde da Sesa, Vera Coelho. Isso porque antes, em 2011, criou a 4º macrorregião, a do Sertão Central, com 631.037 habitantes, que serão atendidos lá mesmo, no Hospital e Maternidade do Sertão Central que o governo do Estado está concluindo em Quixeramobim.

Outro fato que desafoga a Capital, anterior a criação das duas novas macrorregiões e soma para o cálculo de 18,8%: as regiões de saúde de Icó e Iguatu passaram a fazer parte da macrorregião do Cariri, com a população sendo assistida no Hospital Regional do Cariri, construído pelo governo do Estado e em funcionamento há três anos em Juazeiro do Norte. As duas macrorregiões juntas e as duas regiões de Icó e Iguatu têm uma população de 1.649.664 habitantes, que ganham uma nova estrutura de saúde, com hospitais de perfil de assistência geral, sem necessidade de transferências para a capital.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados