NOTÍCIAS / BRASIL

Operação Frota: PF investiga desvio de dinheiro na Saúde

Veja online

26/09/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

No inquérito da Operação Frota, que apura o superfaturamento do contrato de locação de automóveis para o Ministério da Saúde, há um depoimento que envolve o ex-ministro Alexandre Padilha e alguns de seus assessores. O empresário Alan Diniz disse ao Ministério Público que a licitação foi dirigida e que parte do dinheiro do contrato seria desviado para a campanha de Padilha, o candidato do PT ao governo de São Paulo. Alan entrou no negócio como sócio da San Marino, a empresa que venceu a licitação. Ele conta que, por causa disso, acompanhou todo o processo. As irregularidades teriam começado meses antes de o ministério divulgar o edital de licitação – redigido, segundo ele, num escritório de advocacia e feito sob medida para beneficiar a empresa, o que totalmente é ilegal.

Dono de hotéis e de vários empreendimentos imobiliários em Brasília, Alan Diniz conta que foi convidado para participar do negócio como sócio-investidor. Entraria com o dinheiro para comprar os carros que seriam alugados pelo ministério. O empresário afirma que desistiu de participar ao descobrir que tudo era uma fraude. Além do edital viciado, os preços também eram superfaturados. O mais grave, no entanto, é o que ele afirma ter ouvido de uma consultora do ministério que acompanhava o processo: parte do dinheiro – 15% do valor do contrato - seria desviado para o então ministro Alexandre Padilha. Alan apontou Beatris Gautério de Lima como a consultora que orientava a fraude e que fez a revelação sobre o destino final do dinheiro.

O empresário entregou ao Ministério Público documentos que provariam que o edital  da licitação foi confeccionado fora das dependências do Ministério da Saúde e deu nomes de todos os envolvidos. Procurado, o ministro Padilha reagiu indignado. “Essa acusação é absurda e carece de indícios mínimos que possam sugerir meu envolvimento no caso. Trata-se de uma licitação cuja responsabilidade era da coordenadoria do Distrito Sanitário Especial Indígena do Estado da Bahia e, quando as irregularidades foram detectadas pelo Ministério da Saúde, todas as medidas cabíveis foram tomadas por minha direta determinação”, disse o ministro, por intermédio de sua assessoria. O empresário Dácio Maria de Lacerda, dono da San Marino, negou a existência das irregularidades. Beatris Gautério não foi localizada.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados