NOTÍCIAS / POLÍTICA

Percentuais mantêm Dilma e Tasso liderando

Diário do Nordeste

25/09/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Tasso Jereissati (PSDB) tem 33 pontos percentuais à frente do seu principal concorrente na disputa pela vaga de senador, Mauro Filho (PROS), segundo os dados da terceira pesquisa feita pelo Ibope para a Televisão Verdes Mares. No início de setembro a diferença era de 34 pontos. A presidente Dilma Rousseff, dos candidatos citados pelos eleitores cearenses teve a maior indicação de intenção de voto: 5 pontos percentuais da pesquisa anterior para esta. Dilma hoje tem 61% da preferência do eleitorado deste Estado.

No Ceará, as intenções de voto da candidata Dilma Rousseff, em busca da reeleição, crescem de 56% para 61%. Já Marina Silva registrou uma queda de 6 pontos percentuais e apresenta hoje 19% das menções. O tucano Aécio Neves é mencionado por 7% dos entrevistados, oscilação de 2 pontos percentuais a mais que na pesquisa anterior. Os entrevistados com intenção de votar em branco ou anular o voto são 4% e os indecisos 6%.

Na pergunta espontânea, aumenta de 48% para 57% os entrevistados que declaram intenção de votar pela reeleição de Dilma. Marina Silva é lembrada por 15% e Aécio Neves tem 5% das menções. Não sabem ou preferem não responder esta pergunta 17% dos eleitores e as intenções de voto em branco ou nulo totalizam 4%.

Todos os demais candidatos à Presidência da República constavam da relação apresentada aos entrevistados, mas a exceção do Pastor Everaldo, nenhum outro obteve menção suficiente para alcançar 1%, observa o relatório do Ibope.

Senado

O ex-governador do Ceará, Tasso Jereissati, se mantém na liderança com 57% das intenções de voto para o Senado, tendo oscilado 2 pontos percentuais para mais em relação à última pesquisa. Em outro patamar está Mauro Filho que passa de 21% para 24% das intenções de voto. Os demais candidatos obtêm até 1% das menções cada. Os que têm intenção de votar em branco ou nulo correspondem a 7% e os indecisos representam 10% do eleitorado cearense.

Na pergunta espontânea, quase metade do eleitorado cearense (48%) não sabe dizer em quem votaria para senador (15 pontos percentuais a menos que na pesquisa anterior). O tucano tem 34% das intenções de voto, enquanto o candidato do PROS obtém 10% (esses percentuais eram, respectivamente, 22% e 7% na última pesquisa).

Neste ano, será eleito apenas um senador no Ceará, assim como em todos os demais estados brasileiros e no Distrito Federal. O Senado vai se renovar em um terço de sua composição, uma vez que no pleito anterior a renovação foi de 2/3. A disputa pela vaga é majoritária, o que significa que o mais votado, no dia 5 de outubro será o eleito.

As entrevistas foram feitas com eleitores de 61 municípios. Elas são pessoais com utilização de um questionário elaborado de acordo com os objetivos propostos. Há filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas e fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados