NOTÍCIAS / CEARÁ

Expoece debate descompasso da ação atual do Dnocs e a seca

Marcus Peixoto/DN

24/09/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Reunião ocorreu no auditório do Parque de Exposições Governador César Cals. (Foto: Alex Costa)
Reunião ocorreu no auditório do Parque de Exposições Governador César Cals. (Foto: Alex Costa)

O terceiro ano consecutivo de falta de chuvas no Nordeste encontra o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) não apenas enfraquecido, mas incapaz de evitar que se repita tragédias do passado, como a Seca do 15. Por mais que a tecnologia tenha avançado ao longo dos anos, a sucessiva queda na pluviosidade pode chegar a um quadro de não apenas não mais atender às atividades econômicas, como até o consumo humano.

A situação atual do órgão federal, com escassez de pessoal e de recursos, foi tema debatido, ontem, entre servidores do órgão, engenheiros e produtores rurais, durante o terceiro dia da Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece 2014).

Com o tema Dnocs Fortalecido - Água garantida, o diretor administrativo da Associação dos Servidores do Dnocs Assecas), Clésio Jean de Almeida Saraiva, ressaltou que "a manutenção da atual estrutura administrativa faz com que o órgão esteja fadado ao insucesso e à extinção", disse.

Clésio lembrou que por mais de um século o Dnocs pôde reunir um legado considerável: 321 açudes públicos, 611 em cooperações, 13 mil imóveis, 12 estações de piscicultura, afora os perímetros irrigados, escritórios estaduais e em Brasília.

Concurso

Em contrapartida, o Departamento encolheu em termos de recursos humanos. De quase 13 mil servidores existentes até meados da década de 1980, o número atual é de 1.580 para atender todo o Nordeste.

"Falta realizar concurso público, mas também um plano de cargos e carreiras e, principalmente, um novo modelo administrativo que atenda às demandas atuais da sociedade", disse.

"Queremos saber se o patrimônio do Dnocs está ou não servindo à sociedade, não obstante toda produção dos perímetros irrigados, da produção de pescado e de alevinos", afirmou Clésio de Almeida.

Mobilização

O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec), Flávio Saboya, explicou que a discussão teve por objetivo mobilizar a sociedade, principalmente a classe produtora, para o crescente processo de esvaziamento e enfraquecimento", disse. Segundo ele, não pode entender que a precariedade das ações ocorra exatamente num momento sensível, que é o enfrentamento dos anos seguidos da falta de chuvas na região.

"Esse é o momento de mostrarmos a importância do órgão e seu potencial para o enfrentamento dos problemas regionais. Daí não concordar com o desprestígio e que manobras políticas desviam a atenção para com órgão", salientou.

O engenheiro civil Victor Frota Pinto disse ser "lamentável que um órgão importante como o Dnocs esteja sendo negligenciado em hora tão difícil", observou. Ele chamou a atenção para que a mobilização se torne mais ampla e consistente em diferentes segmentos sociais.

História

O presidente da Associação dos Servidores do Dnocs (Assecas), Roberto Morse de Souza, disse que os planejamentos e pleitos para o resgate do órgão não vêm ocorrendo no momento, apesar da necessidade de se exigir mais conhecimentos na convivência com a seca, o que já faz parte do legado intelectual.

Dentre os órgãos regionais, o Dnocs se constitui na mais antiga instituição federal com atuação no Nordeste. Criado sob o nome de Inspetoria de Obras Contra as Secas (IOCS), em 21 de outubro de 1909, foi o primeiro órgão a estudar a problemática do semiárido. O Dnocs recebeu ainda em 1919 (Decreto 13.687) o nome de Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (IFOCS), antes de assumir sua denominação atua. Sendo, de 1909 até por volta de 1959, praticamente, a única agência governamental federal executora de obras de engenharia na região.

O leque das ações foi dos mais extensos. Construiu açudes, estradas, pontes, portos, ferrovias, hospitais e campos de pouso, implantou redes de energia elétrica e telegráficas, usinas hidrelétricas e foi, até a criação da Sudene, o responsável único pelo socorro às populações flageladas pelas secas. No encontro realizado, ontem, não houve participação de diretores do Departamento, uma vez que se encontravam reunidos em Brasília.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados