NOTÍCIAS / POLÍTICA

Estudo aponta previsão de bancadas para a Câmara Federal

16/09/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

 Três partidos que não têm representação na bancada cearense da Câmara dos Deputados poderão eleger candidatos a deputados federais nessas eleições, de acordo com levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). O estudo tem como base informações específicas dos candidatos, como apoio financeiro, pertencimento a grupos políticos e influência, antecipando a tendência de composição da Casa.
Conforme a projeção do Diap, o DEM deverá eleger um candidato. Moroni Torgan, ex-deputado federal e candidato a prefeito de Fortaleza em 2012, é apontado como postulante mais competitivo da sigla. Já PHS e PRB poderão eleger até um deputado cada: Adail Carneiro (PHS) e Ronaldo Martins (PRB), ambos deputados estaduais.
O estudo aponta que o partido do governador Cid Gomes, o PROS, poderá ter novamente a maior bancada entre os deputados cearenses na Casa nestas eleições, podendo eleger de quatro a seis parlamentares. Na configuração atual, o PROS têm a maior bancada cearense da Casa, com cinco deputados. PT e PMDB vêm em seguida, com quatro representantes cada.
A associação pondera que o PT poderá perder um representante e o PMDB eleger mais um. A bancada petista, formada por Artur Bruno, Eudes Xavier, José Airton e José Guimarães, deverá diminuir para três ou dois deputados. Com a saída de Artur Bruno da disputa, já que ele concorre à vaga na Assembleia Legislativa, o estudo aponta a ex-prefeita Luizianne Lins como candidata competitiva, juntamente com os atuais deputados da legenda.
Suplentes
Segundo o levantamento, o PMDB deverá eleger de quatro a cinco parlamentares, sendo destacados os candidatos Paulo Lustosa e Zé Gerardo, ambos suplentes, como possíveis eleitos, assim como os atuais deputados Aníbal Gomes, Danilo Forte, Mário Feitoza e Mauro Benevides.
Além da reeleição dos representantes do PROS na Casa (Antonio Balhmann, Ariosto Holanda, Domingos Neto, Edson Silva e Vicente Arruda), o Diap avalia Leônidas Cristino, ex-ministro da Secretaria de Portos, como um dos mais competitivos.
Pela previsão, a bancada do PCdoB deverá eleger um ou dois deputados. Composta por Chico Lopes e João Ananias, caso a bancada permaneça do mesmo tamanho, Ananias, que não disputa a reeleição, deve ser substituído pelo senador Inácio Arruda.
Já o PP e o PSD são apontados como siglas que podem perder a representação na Casa. O atual representante progressista, José Linhares, é candidato a primeiro suplente de Mauro Filho ao Senado, enquanto o deputado federal Manoel Salviano (PSD) não se candidatou a nenhum cargo nessas eleições.
Eugênio Rabelo e Chagas Macedo, ambos do PP, são considerados competitivos. Almircy Pinto, presidente estadual do PSD, é indicado como postulante que poderá ser eleito pelo partido.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados