NOTÍCIAS / POLÍTICA

Camilo é recebido por reitor da UECE

Diário do Nordeste

27/08/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

 O candidato Camilo Santana (PT) participou, ontem, de uma reunião com o reitor e demais membros da Universidade Estadual do Ceará (Uece) para apresentar propostas voltadas à área do ensino superior.
Os demais candidatos ao Governo do Estado, com a exceção de Eunício Oliveira (PMDB), também dedicaram a terça-feira para atividades voltadas ao ensino superior. O candidato Ailton Lopes (PSOL) debateu com estudantes da Faculdade Leão Sampaio, em Juazeiro do Norte.
O representante do PSOL iniciou a agenda de campanha voltada para as atividades na Região do Cariri. Ontem, ele passou todo o dia em Juazeiro do Norte. No período da manhã, distribuiu panfletos nas ruas do Município. À tarde, participou de uma roda de conversa com trabalhadores.
A candidata Eliane Novais (PSB) distribuiu panfletos e conversou com estudantes universitários em frente à Estácio FIC. Também pela manhã, ainda participou na sessão na Assembleia Legislativa. À tarde, ela visitou o Lar da Criança Domingos Sávio e prestigiou a inauguração do comitê do candidato a deputado federal Almir Sousa. Já Eunício Oliveira dedicou a terça-feira apenas para realizar a gravação de programas destinados ao horário eleitoral gratuito.

Investimento
Durante o encontro de Camilo na Uece, o reitor Jackson Sampaio apresentou a estrutura da instituição e apontou demandas, enquanto o petista prometeu manter a capacidade de investimento já garantida atualmente às universidades estaduais e defendeu a maior aproximação com o Estado. Os candidatos da chapa ao Senado e ao cargo de vice-governador, Mauro Filho e Izolda Cela, também participaram.
Camilo Santana minimizou os desgastes provocados entre o Governo Cid Gomes e professores das universidades estaduais. O petista alegou que as reivindicações que resultaram em paralisação das instituições no ano passado serão cumpridas ainda neste ano, incluindo a renovação ampliação do quadro de professores.
"Já há um compromisso do atual governador em atender essa demanda. O que eu coloco é que a Universidade aumentou a capacidade de investimento e custeio ao longo dos últimos sete anos. O professor da Universidade Estadual, inclusive, ganha mais hoje que o professor da Universidade Federal. Antes, ele ganhava 40% a menos", disse.
O petista se apresentou como a continuidade de um projeto que ampliou a capacidade de investimentos da Uece para R$ 30 milhões. "E é a comunidade universitária que decide onde quer investir", pontuou.
O candidato alegou que o aumento na arrecadação do Governo do Estado permitiu o maior investimento no ensino superior. "A gente sabe que não existe mágica para investir mais nas universidade, na saúde e na educação. O Estado tem que arrecadar mais e ter mais recursos para fazer os investimentos. Isso é um ponto que o Ceará melhorou nos últimos sete anos.
Para Camilo, o investimento nas universidades estaduais não pode ser deixado em segundo plano por serem instituições fundamentais no planejamento das ações de combate a problemas que atingem o Ceará, "na discussão dos problemas e na identificação dos grandes desafios que temos para o Estado na área da segurança, na área dos recursos hídricos, na área da energia. Portanto, é preciso aproximar mais a Universidade das ações do Governo para que se possa implantar as políticas públicas para melhor a vida dos cearenses", disse.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados