NOTÍCIAS / POLÍTICA

Izolda fala das propostas para educação durante encontro em Russas

Ricardo Torres

25/08/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A professora Izolda Cela esteve na manhã e inicio de tarde deste sábado(23) na cidade de Russas, quando participou de encontro de apoio dos educadores as campanhas de Dilma(Presidente) e Camilo Santana(Governador).
Comitivas de várias cidades se deslocaram até o município e lotaram as dependências da Associação Atlética e Cultural de Russas(AACR).
Izolda falou dos avanços da educação e destacou as qualidades de seu companheiro de chapa, Camilo Sanatna e o seu comprometimento e continuar com as ações e projetos que tornaram a educação do Ceará um destaque nacional, principalmente com o PAIC, que em 2007, o Governo do Estado do Ceará, por meio da SEDUC, assumiu a execução do PAIC, tornando o programa uma política pública. Em parceria com a UNDIME/CE, UFC e UNICEF.
Professores manifestam apoio a Camilo e Izolda

Alfabetizar todos os alunos das redes municipais até o segundo ano do ensino fundamental foi o objetivo geral proposto para o PAIC. Reconhecendo que ter a alfabetização como prioridade exige planejar e executar ações sistêmicas e articuladas, o programa foi organizado em cinco eixos: gestão da educação municipal, avaliação externa, alfabetização, educação infantil, literatura infantil e formação do leitor.
Assim, através do PAIC o governo do Estado vem se comprometendo com os municípios, oferecendo, dentre outras ações, apoio à gestão municipal, formação continuada para os professores da educação infantil ao 2º ano do ensino fundamental, livros de literatura infantil para as salas de aula, e materiais didáticos para professores e alunos.
O comprometimento dos municípios cearenses no PAIC, envolvem ações voltadas para a valorização e profissionalização dos docentes, redimensionamento de recursos financeiros, revisão de planos de cargos, carreira e remuneração do magistério municipal, definição de critérios técnicos para a seleção de diretores escolares, implantação de sistemas municipais de avaliação de aprendizagem de crianças, ampliação do acesso à educação infantil, e adoção de políticas locais para incentivar a leitura e a escrita.
Em 2011 o Governo do Estado lançou o PAIC MAIS, visando estender as ações que eram destinadas às turmas de Educação Infantil, 1º e 2º ano do ensino fundamental até o 5º ano nas escolas públicas dos 184 municípios cearenses.
O PAIC MAIS é a ampliação do Programa Alfabetização na Idade Certa que propõe mais ações para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos da rede pública até o 5° ano de escolaridade. É mais cooperação do Governo do Estado do Ceará com os municípios em prol da aprendizagem dos alunos.
PRESENÇAS
A deputada Raquel Marques(PT) esteve presente ao encontro que contou com as participações de vereadores, lideranças e candidatos locais, como Guida Maia(PC do B) e Yuri Guerra(PMN), ambos concorrem vaga de deputado estadual.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados