NOTÍCIAS / BRASIL

Governo cria coordenadoria para integrar ações de combate a crimes no Nordeste

22/08/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

 Uma portaria do Ministério da Justiça, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (21), institui a Coordenadoria Integrada de Segurança Pública do Nordeste para combater ações criminosas na região.
Formada por representantes de órgãos federais e dos 9 estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), o grupo atuará como um fórum de segurança pública, de natureza executiva e deliberativa, cujo objetivo é promover a integração entre os órgãos e instituições no combate ao crime.
Nos últimos anos, especialistas têm abordado a disseminação da violência pelas várias regiões do País, especialmente no Nordeste. Divulgado no mês passado, o Mapa da Violência 2014 mostra que, entre os anos de 2002 e 2012, a taxa de homicídios no Nordeste quase duplicou.

Segundo o apurado, Maranhão, Bahia e Rio Grande do Norte destacam-se negativamente. Nesta regiões as ocorrências mais que triplicaram. O único estado que conseguiu reduzir o número de assassinatos foi Pernambuco, onde o número de casos diminuiu cerca de 25%.
Entre os representantes federais na coordenadoria estarão servidores das secretarias Nacional de Segurança Pública (Senasp) e Extraordinária de Segurança Para Grandes Eventos (Sesge), ambas do Ministério da Justiça, da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A coordenadoria contará com comitês regionais e comissões estaduais de segurança pública. Os comitês avaliarão as atividades  e atuarão como órgão consultivo. As comissões deverão organizar oficinas sobre temas estratégicos no combate às organizações criminosas, além de garantir o intercâmbio de informações entre os órgãos integrantes e eleger ações prioritárias.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados