NOTÍCIAS / POLÍTICA

Deputado gaúcho será vice de Marina

20/08/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
O PSB chegou a um consenso e indicará o deputado federal gaúcho Beto Albuquerque para ser o vice na chapa FOTO: AGÊNCIA CÂMARA
O PSB chegou a um consenso e indicará o deputado federal gaúcho Beto Albuquerque para ser o vice na chapa FOTO: AGÊNCIA CÂMARA

 Porto Alegre/ Brasília. Filiado ao PSB desde 1986, o deputado federal gaúcho Beto Albuquerque, 51, tem trajetória de afinidade com o agronegócio. Empresas do ramo estiveram entre as principais doadoras de suas últimas duas campanhas.
Com base eleitoral no noroeste gaúcho, onde a agricultura sustenta a economia, ele defendeu interesses de cerealistas e empresas de celulose no Congresso. No início do primeiro mandato de Lula, quando foi vice-líder do governo, trabalhou pela edição de medida provisória que liberaria o plantio de soja transgênica. Naquela época, Marina era ministra do Meio Ambiente e criticava a iniciativa.
Na eleição de 2010, companhias de sementes, beneficiadoras de grãos e empresas como a Celulose Riograndense e a Klabin compuseram metade da receita do deputado na campanha. A proliferação de plantações de eucaliptos é um tema caro a ambientalistas locais.

As últimas campanhas de Albuquerque receberam contribuições de uma empresa de defensivos agrícolas, de uma indústria de armas e de uma cervejaria.
O estatuto da Rede Sustentabilidade, partido idealizado por Marina e que não obteve registro no TSE em 2013, veda a arrecadação de doadores desses três ramos da economia.
O deputado também mantém vínculos com agricultores familiares do Estado. Ele foi duas vezes secretário de governos petistas no Rio Grande do Sul. Deixou a gestão de Tarso Genro em 2012 e afastou-se do PT.
Crítica à campanha
A ex-senadora Marina Silva fez ontem uma crítica velada a seus adversários na corrida presidencial, atacando os que tentam explorar a morte do ex-governador Eduardo Campos se apropriando de "fragmentos" de sua herança política.
A declaração foi feita após a missa de sétimo dia do ex-governador realizada na Catedral de Brasília, que contou com o vice-presidente Michel Temer (PMDB), ministros do governo Dilma Rousseff (PT), do Tribunal de Contas da União (TCU), onde trabalha a mãe de Campos, Ana Arraes, além de políticos do PSB e de outros partidos.
O PSB indicará Marina hoje como candidata à Presidência no lugar de Campos, de quem era vice, sete dias após o acidente que matou o ex-governador e seis pessoas em Santos (SP). A viúva dele, Renata Campos, recusou o convite para se candidatar.
A comoção gerada pela morte deu impulso à candidatura de Marina e foi explorada pelos três partidos que lideram a corrida eleitoral na estreia do horário de propaganda eleitoral ontem.
O programa do PSB foi inteiro dedicado a Campos e exibiu a imagem de Marina a seu lado em eventos de campanha. O candidato do PSDB, Aécio Neves, fez uma homenagem a Campos, a quem se referiu como "amigo".
No programa de Dilma, o ex-presidente Lula disse que tinha uma relação de "pai e filho" com o ex-governador.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados