NOTÍCIAS / ENTRETENIMENTO

Débora Ingrid ficou entre as contempladas com prêmio de Melhor Atriz do 6º Paulínia Film Festival

O povo

30/07/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

 No vilarejo de Santa Fé, a 60 km de Petrolina, em Pernambuco, três histórias de amor envolvem personagens de um sertão arquetípico: uma jovem fica encantada pelo tio artista, uma recém viúva entrega-se a um cego sanfoneiro e uma avó dedica seu carinho ao neto que retorna de São Paulo. Com delicadeza poética para intercalar as narrativas, A História da Eternidade, do diretor pernambucano Camilo Cavalcante, arrebatou os principais prêmios do 6º Paulínia Film Festival: melhor longa-metragem, prêmio da crítica, melhor diretor, ator (Irandhir Santos) e atriz (dividido por Marcélia Cartaxo, Zezita Matos e Débora Ingrid).

“O sertão que a gente aborda é uma metáfora da alma humana, em um lugar onde o desenvolvimento não chegou. Por isso, as relações pessoais acontecem de forma mais direta”, explica Camilo Cavalcante. Ao priorizar cenas noturnas e filmadas com luz natural ou de lamparinas, o filme apresenta um sertão mais precário e sombrio – distante de um olhar fetichista e ensolarado presente em parte das produções nordestinas que retratam o sertão. “Foi preciso encontrar um lugar com referenciais próprios de tempo e espaço. É um Nordeste intocado, que ainda é muito real e concreto no nosso País. O sertão costuma ser tratado de forma estereotipada. Prefiro trabalhar com arquétipos”, acrescenta o diretor.

Cuidadoso com o apuro técnico cinematográfico, Camilo Cavalcante levou 12 anos para realizar A História da Eternidade. O diretor de fotografia Beto Martins pesquisou as pinturas de Caravaggio (artista italiano do século XVI) como referência para o tratamento da luz no filme. Na trilha musical, há o peso do nome de Zibgniew Preisner, compositor dos filmes do cineasta polonês Krzysztof Kieslowski. O rigor de encenação também transparece a cada plano, especialmente nos dois planos sequências que giram 360º: a do mar imaginado por Alfonsina (Débora Ingrid) e a da performance de Joãozinho (Irandhir Santos). Nesta segunda sequência, Irandhir interpreta a canção “Fala”, de Secos e Molhados, com tamanha força performática que levou o público a aplaudir três vezes a cena durante a projeção. “São dois giros libertários em termos de poesia, sonho, rebeldia, de encontro com algo que sai do material para o metafísico”, afirma Camilo.

Atriz de Russas
Com o elenco, o cineasta não precisou de preparador, mas apenas da convivência dos atores no sertão para descobrir juntos os personagens. Entre as atrizes do filme que levou o prêmio, Débora Ingrid é natural de Russas, interior do Ceará. Ela tem 21 anos e foi descoberta por Camilo Cavalcante por sua atuação no curta-metragem Doce de Coco (2010), do cearense Allan Deberton. “Alfonsina tem um desejo forte, tem vontades próprias. É muito bonito ver como ela vai se construindo ao longo do filme”, diz Débora sobre sua personagem em A História da Eternidade.
* A jornalista viajou a convite do festival.

ALGUNS PRÊMIOS

Longa-metragem

Melhor longa: A História da Eternidade, de Camilo Cavalcante

Melhor direção: Camilo Cavalcante, por A História da Eternidade

Melhor ator: Irandhir Santos, por A História da Eternidade

Melhor atriz: Marcélia Cartaxo, Zezita Matos e Débora Ingrid, por A História da Eternidade

Melhor roteiro (R$ 15 mil): Fellipe Barbosa e Karen Sztajnberg, por Casa Grande

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados