NOTÍCIAS / CIDADE

Lançado o livro Viagem ao interior: Imagens e culturas de Russas

Ricardo Torres

21/07/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Autores durante lançamento do Livro Viagem ao nosso interior: Imagens e culturas de Russas  da direita para esquerda: Diego Ferreira, Adriana Ribeiro, Lúcia Silva e Hider Albuquerque Jr.
Autores durante lançamento do Livro Viagem ao nosso interior: Imagens e culturas de Russas da direita para esquerda: Diego Ferreira, Adriana Ribeiro, Lúcia Silva e Hider Albuquerque Jr.

 Aconteceu na noite da ultima sexta-feira(18) o lançamento do livro Viagem ao nosso interior: imagens e culturas de Russas – CE.
Centenas de pessoas lotaram o auditório Lino Gonçalves para prestigiarem os historiadores, Adriana Ribeiro, Hider Albuquerque Júnior e Lúcia Silva.
O livro apresenta aos leitores a história cultural dos distritos de Russas: Sede, Bonhú, Flores, São João de Deus, Peixe e Lagoa Grande, por meio de imagens e relatos das experiências de vida dos moradores de cada distrito.

Durante mais de um ano, os autores percorreram os recantos de Russas na busca dos dados que foram publicados, baseados nos relatos dos moradores dos lugares.
As imagens colhidas pelas lentes do fotógrafo Diego Ferreira, destacaram as pessoas na sua essência e a alegria de estarem fazendo e sendo história.
A apresentação do livro foi da Professora Pós Doutora Gláubia  Arruda, representante da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos(FAFIDAM-UECE).
O professor Ariosto Holanda, que assina o prefácio do trabalho destacou o valor cultural e histórico do momento “Minha mãe certa vez disse: - meu filho, quando você for a uma festa importante vista o paletó. Por isso assim me visto hoje, a ocasião é de festa e festa importante para o povo de Russas e do Vale do Jaguaribe”, disse ele.
Para Adriana Ribeiro o que ficou de um trabalho como este foi acolhida das pessoas, a maneira como foram recebidos “tinha sempre um sorriso seguido de um vamos entrar, senta um pouco, quer uma água? espera que vou fazer um café. Isso foi muito gratificante” destaca ela.
Hider Albuquerque acredita que a obra assim como a história, nunca será concluída e carece de novas publicações, segundo ele o viajar pelo nosso interior lhe possibilitou conhecer a vasta herança cultural de Russas que é o seu povo “Fiquei emocionado em ver nas imagens, como o nosso povo é lindo”, disse ele.
Já Lúcia Silva acredita que o trabalho poderá enriquecer os acervos históricos do município e do Vale do Jaguaribe, e que o conhecimento possa ser compartilhado e que sirva de inspiração para que outros autores surjam com novas publicações, esse trabalho lhe permitiu se aproximar de suas origens “Quando chegava nos lugares, como por exemplo na Santa Terezinha, habitada predominante por pessoas da minha mesma etnia, ali eu via que estava parte da minha historia, da minha raça, do meu povo”. Finalizou ela.
Ao final do evento, as pessoas presentes e que estavam registradas no livro, foram homenageadas ao receberem dos autores seus exemplares.
A ideia dos autores será realizar um evento de lançamento do livro nos distritos de Bonhú, Flores, São João de Deus, Peixe e Lagoa Grande.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados