NOTÍCIAS / BRASIL

Regulamentado a atuação de guardas municipais em todo o país

17/07/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

 O Senado aprovou nesta quarta-feira (16) projeto que regulamenta a atuação de guardas municipais do país, com a liberação para que tenham poder de polícia e porte de arma - que segue restrições previstas pela legislação. O texto segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff.

Os guardas deixam de ter a função apenas de zelar pelo patrimônio público e passam a ter poderes de atuação na "preservação da vida", coibindo crimes. Embora seja necessária uma mudança na Constituição para efetivar o poder de polícia aos guardas municipais, o estatuto abre caminho para que isso ocorra na prática. Em algumas capitais do país, a categoria já atua com essa função.

Pela proposta, os guardas terão atribuições como conduzir a delegacias pessoas que tenham cometido delitos e garantir o atendimento de "ocorrências emergenciais".

O porte de armas aos guardas municipais já é previsto pelo Estatuto do Desarmamento, mas a categoria terá que manter as regras estabelecidas na lei - que só autoriza o porte de armas letais em capitais ou cidades com mais de 500 mil habitantes, inclusive fora do horário de trabalho.

Em municípios com população entre 50 e 500 mil habitantes, as armas de fogo são permitidas apenas no horário de serviço.
Lei Nacional irá substituir trabalho dos municípios

O projeto também universaliza a atuação dos guardas no país, transferindo para uma lei nacional a regulamentação da categoria, que não ficará mais a cargo de cada município. Os profissionais ficam sujeitos a um código de conduta próprio, com plano de cargos e salários, e os municípios terão que viabilizar a criação de corregedorias e ouvidorias.

Pela proposta, as guardas municipais devem ter um efetivo de acordo com o tamanho da população de cada cidade. Os profissionais também terão que ser submetidos a treinamentos específicos para o exercício da função.

Relatora do projeto, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) disse que a aprovação da proposta é fundamental para padronizar princípios da categoria em todo o país. "Em muitos países os guardas municipais são importante instrumento para se somar às ações de segurança pública. O novo conceito ampara e dá segurança jurídica para a atividade policial dos guardas municipais.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados