NOTÍCIAS / BRASIL

Dilma faz pronunciamento com mensagem para a seleção: ‘Estamos todos juntos’

O Globo

11/06/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Dois dias antes da abertura da Copa do Mundo, a presidente Dilma Rousseff fez um pronunciamento em cadeia de rádio e TV nesta terça-feira, e afirmou que já saíram perdendo aqueles que apostavam que o Brasil não teria condição em sediar o evento. Ao encerrar o pronunciamento, Dilma deixou uma mensagem aos jogadores, e concluiu com a frase “O povo brasileiro ama e confia em sua seleção. Estamos todos juntos para o que der e vier”. Ainda na noite desta terça, o PSDB divulgou nota afirmando que pronunciamento lembra propaganda do regime militar.

A presidente reforçou o discurso que vem adotando, de que ao contrário do que previam os pessimistas, os estádios estão prontos, os aeroportos dobraram de capacidade e não acontecerá um racionamento de energia.

- Como se diz na linguagem do futebol: treino é treino, jogo é jogo. No jogo, que começa agora, os pessimistas já entram perdendo. Foram derrotados pela capacidade de trabalho e a determinação do povo brasileiro, que não desiste nunca. Os pessimistas diziam que não teríamos Copa porque não teríamos estádios. Os estádios estão aí, prontos. Diziam que não teríamos Copa porque não teríamos aeroportos. Praticamente, dobramos a capacidade dos nossos aeroportos. Eles estão prontos para atender quem vier nos visitar; prontos para dar conforto a milhões de brasileiros. Chegaram a dizer que iria haver racionamento de energia. Quero garantir a vocês: não haverá falta de luz na Copa, nem depois dela – disse.

Dilma ainda listou como benefícios do evento a entrega de um sistema de segurança e de comunicação e transmissão nas 12 sedes do campeonato.

A presidente encerrou seu pronunciamento com um recado aos jogadores e à comissão técnica da seleção. Ela afirmou que a camisa verde-amarela está acima de governos e interesses políticos e que os jogadores merecem que a Copa deixe também como legado melhores estruturas no futebol.

- Debaixo da camisa verde-amarela, vocês materializam um poderoso patrimônio do povo brasileiro. A seleção representa a nacionalidade. Está acima de governos, de partidos e de interesses de qualquer grupo. Por isso, vocês merecem que um dos legados desta Copa seja, também, a modernização da nossa estrutura do futebol e das relações que regem nosso esporte. O Brasil precisa retribuir a vocês, e a todos os desportistas, tudo o que vocês têm feito por nosso povo e por nosso país.

PREPARAÇÃO DA COPA É SOFRIDA E TEM ATÉ ‘PÊNALTIS’

Fazendo comparação com o futebol, a presidente disse que o Brasil venceu os obstáculos que existem em sediar uma Copa, e que a preparação do evento é “como disputar uma partida suada - e muitas vezes sofrida, com direito a prorrogação e disputa nos pênaltis”.

A presidente destacou que as obras não foram feitas para a Copa, mas sim para os brasileiros.

- Tenho repetido que os aeroportos, os metrôs, os BRTs e os estádios não voltarão na mala dos turistas. Ficarão aqui, beneficiando a todos nós. Uma Copa dura apenas um mês, os benefícios ficam para toda vida - afirmou.

Dilma também criticou aqueles que afirmam que os recursos usados em obras para a Copa deveriam ser aplicados na saúde e educação. Ela afirmou que de 2010 a 2013, o valor investido em educação e saúde no Brasil é 212 vezes maior que o valor investido nos estádios.

- Tem gente que alega que os recursos da Copa deveriam ter sido aplicados na saúde e na educação. Escuto e respeito essas opiniões, mas não concordo com elas. Trata-se de um falso dilema – afirmou a presidente. - De uma coisa não tenham dúvida: as contas da Copa estão sendo analisadas, minuciosamente, pelos órgãos de fiscalização. Se ficar provada qualquer irregularidade, os responsáveis serão punidos com o máximo rigor.

PRESIDENTE PEDE ACOLHIDA AOS ESTRANGEIROS

A presidente também pediu que os brasileiros recebam bem os estrangeiros que virão ao país. Aos estrangeiros, a presidente pediu que “cheguem em paz”, e afirmou que o Brasil está, assim como o Cristo Redentor, de braços abertos para acolhê-los.

- Em todos os países, sempre fomos muito bem recebidos. Vamos retribuir, agora, a generosidade com que sempre fomos tratados, recebendo calorosamente quem nos visita. Tenho certeza de que, nas 12 cidades-sede, os visitantes irão conviver com um povo alegre, generoso e hospitaleiro, e se impressionar com um país cheio de belezas naturais e que luta, dia a dia, para se tornar menos desigual - disse.

A presidente também usou o discurso para listar feitos de governo, e listou distribuição de renda, aumento do nível de emprego e de inclusão social. Ela também destacou que o país vive em uma democracia, e que o direito de manifestação, sem abusos, será garantido.

- Desfrutamos da mais absoluta liberdade e convivemos com manifestações populares e reivindicações que nos ajudam a aperfeiçoar, cada vez mais, nossas instituições democráticas. Instituições que nos respaldam tanto para garantir a liberdade de manifestação como para coibir excessos e radicalismos de qualquer espécie - afirmou.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados